Se compararmos a evolução da tecnologia existente no final do século XX com o que vemos hoje, fica difícil acreditar que não estamos vendo um filme de ficção científica e sim vivendo o mundo real. O avanço científico e da tecnologia estão presentes em nossas vidas em diversas áreas, tais como: saúde, educação, automação industrial e agora, mais do que nunca, na área financeira. Nessa matéria, você conhecerá os robôs de investimentos e como eles podem ser utilizados.
O que é um robô de investimento?
Um robô de investimento é um algoritmo ( sequência finita de regras, raciocínios ou operações que, aplicada a um número finito de dados, permite solucionar classes semelhantes de problemas) que é executado por meio de uma plataforma, capaz de realizar investimentos automaticamente. Em outras palavras, você programa o robô para que ele execute investimentos segundo seus objetivos.
Conheça os tipos de robôs existentes:
1-Robô Trader:
Esse tipo de robô pode ficar comprando e vendendo ações na bolsa de valores em questão de milésimos de segundos. Ele funciona como se fosse um corretor virtual de investimentos em ações.
2-Robô Advisor:
O robô advisor faz o alinhamento e o balanceamento de seu portfólio de investimentos de forma automatizada. Ele executa essa função baseado em regras matemáticas.
Entenda como os robôs de investimentos funcionam:
Para que o trabalho dos robôs de investimentos funcione, eles necessitam ter uma base de dados consistente.
O que é base de dados:
Base de dados é um conjunto de dados que estão relacionados, organizados de forma a permitir a recuperação da informação. Armazenadas por meios ópticos ou magnéticos como discos e acessadas local ou remotamente. Essa base de dados pode fornecer informação atualizada, precisa e confiável e de acordo com a demanda desejada. No caso dos robôs, o investidor precisa inserir no sistema da máquina os dados e as informações que ele espera que sejam levadas em consideração. Nesse caso, antes que o robô desande a fazer operações a torto e a direito, um formulário é preenchido com as orientações que ele deve seguir. Vários robôs possuem um formulário online onde constam uma série de perguntas sobre o investidor, tais como:
a) Qual o seu perfil de investidor?
b) Qual a sua idade?
c) Qual o prazo dos seus investimentos?
d) Quais os objetivos que você deseja alcançar?
Com base nas respostas que o investidor deu, o robô vai executar as operações segundo seu perfil. Para que isso seja feito de maneira precisa e correta, é imprescindível que as informações prestadas sejam verdadeiras.