Três fontes informaram a Reuters que as refinarias estatais indianas estão próximas de assinar seus primeiros acordos para compra de petróleo anual da Rússia. A atitude surgiu devido à Índia buscar novos fornecedores de petróleo, visando conseguir se proteger dos riscos geopolíticos.
A Índia importa cerca de 80% de petróleo, sendo o terceiro maior consumidor global. O país depende do Oriente Médio para suprir sua demanda, mas recentemente as importações do Oriente diminuíram. As refinarias Indian Oil Corpo (IOC), Hindustan Petroleum e Bharat Petroleum estão negociando acordos, para conseguir petróleo russo. Por enquanto as compras têm sido pequenas, por causa dos altos custos de transportes.
Os acordos estão sendo realizados no mercado spot, e não sob contrato segundo reportagem da Reuters. Mas conforme o passar do tempo, isso pode mudar. A maior refinaria da Índia, a IOC avisou a empresa russa Rosneft que pretende realizar a compra de até 40 mil barris por dia.
O que seria 2,5% da sua capacidade total de refino, segundo fontes em entrevista a Reuters. Enquanto isso, a Bharat Petroleum (BPCL) e a Hindustan Petroleum (HPCL) planejam realizar compras ainda menores.