Agora que o “leão já passou pela selva”, se você não foi abocanhado, esse é o seu momento de tomar ar! A entrega da declaração do Imposto de Renda foi finalizada em maio. E para quem enviou tudo bonitinho, já é possível saber se vai ter restituição da Receita Federal ou não.
É importante ter em mente que, não necessariamente, todo ano você vai receber a restituição e que tudo depende de uma avaliação da própria Receita Federal de acordo com o Imposto de Renda declarado.
O que é a restituição?
A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que a devolução da Receita Federal aos contribuintes do valor pago a mais de imposto sobre a renda declarada no IR. Isso ocorre após a entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), quando é notificado que o contribuinte pagou mais imposto do que deveria durante o ano fiscal.
Geralmente a restituição possui um prazo, com data para lote, de acordo com a prioridade do declarante do IR e com a data que ele entregou o Imposto de Renda para a Receita Federal.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para consultar se você vai ou não receber a restituição do Imposto de Renda 2024 basta acessar o site de consulta da restituição pela Receita Federal.
O passo a passo para o acesso é bem simples a partir do preenchimento com seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), data de nascimento e o ano vigente do IR que deseja saber o sobre a restituição.

Quando cai a Restituição da Receita Federal?
Bom, como todos os anos, a restituição do Imposto de Renda conta com um cronograma de pagamentos, confira as datas:
- 1º lote: 31/05
- 2º lote: 28/06
- 3º lote: 31/07
- 4º lote: 30/08
- 5º lote: 30/09
A Receita Federal recebe mensalmente da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições do IR e cria lotes bancários. Nesses lotes são incluídas pessoas de forma prioritária nos seguintes requisitos:
- Acima de 80 anos;
- Acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
- Cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
- Demais.
Quando há empate nesses critérios, quem tem prioridade é aquele que entregou primeiro sua declaração do IR. Além disso tudo, os valores da restituição são corrigidos pela taxa Selic a partir da data prevista para a entrega da declaração.
Já para aqueles que caíram na malha fina e precisaram rever seu IR, a data de restituição é outra, confira:
- 1º Lote residual: 31/10
- 2º Lote residual: 29/11
- 3º Lote residual: 31/12
- 4º Lote residual: 31/01
- 5º Lote residual: 28/02
Como eu sei quando vou receber a restituição do Imposto de Renda?
Para saber quando você vai receber a restituição do Imposto de Renda, é necessário acompanhar o processamento da declaração e a liberação dos lotes de restituição pela Receita Federal. O mais importante é acompanhar a liberação dos lotes a partir do calendário que funciona geralmente entre junho e dezembro com as datas anunciadas pela própria Receita Federal.
Outra opção é ficar sempre de olho no site da Receita, no menu principal é possível buscar pela opção “Meu Imposto de Renda” ou “Consulta Restituição”, para acessar o valor a ser recebido. Já no aplicativo para celular, Android ou iOS, o acesso é pela seção “Restituição” e é necessário informar o CPF, ano de exercício referente à declaração, data de nascimento e verificar o status da restituição.
Independente das situações, o sistema mostra na hora se a declaração já foi processada e se há alguma pendência. Se a restituição já estiver programada, o sistema informa o lote de recebimento e quando for feito o depósito é direto na conta bancária informada na declaração. Caso haja problemas com a conta informada, a restituição pode ser resgatada em uma agência do Banco do Brasil, neste caso, é importante se informar diretamente com o banco.
Em caso de dúvidas para saber sobre o recebimento da restituição do Imposto de Renda, o contribuinte pode ligar para o Receitafone 146, ou ir ao Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (CAC) para obter assistência pessoalmente.
Como saber em qual lote vou receber a Restituição da Receita Federal 2024?
O período de pagamento só pode ser identificado quando o contribuinte está no próximo lote a ser pago, o que pode ser conferido direto pelo site da Receita Federal.
O caminho é o mesmo que o de checar o valor, basta acessar a página da Receita na internet, entrar no “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, acessar a página “Consultar Restituição”.
Entretanto, caso o contribuinte esteja no próximo lote de pagamento será informado na tela com uma mensagem. Caso não esteja no próximo lote, o sistema deve indicar com a seguinte mensagem que a restituição está na fila para pagamento:

Maior lote de restituição da história
Somente no primeiro lote, que foi entregue no dia 31 de maio, foram contemplados 5.562.065 contribuintes, com um valor total de crédito de R$ 9,5 bilhões, batendo o recorde de maior lote de restituição da história brasileira. Confira a lista dos prioritários no primeiro lote deste ano:
- 258.877 idosos acima de 80 anos;
- 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 787.747 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Além disso, por conta da tragédia no Rio Grande do Sul (RS), os contribuintes residentes no estado têm prioridade de recebimento da restituição neste ano.
Você leu sobre Receita Federal Restituição. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!