A Produção Industrial do Japão ficou em 1% no mês de janeiro, com contração em relação a dezembro. No último levantamento, o índice registrou 1,2%.
O resultado foi divulgado nesta terça-feira (17) pelo Ministério da Economia do país. A expectativa do mercado era menor, por crescimento de 0,8%, como apontado em prévia divulgada pelo ministério.
O indicador mede a variação das produções totais das fábricas, minas e serviços públicos do Japão e abrange um período em que a pandemia de coronavírus já atingia o país.
Casos de coronavírus no Japão
Apesar da localização geográfica, o país registra poucos casos de coronavírus, comparativamente. Até esta terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrava 814 casos da doença no Japão. O número é inferior ao registrado na Dinamarca, por exemplo, que tem 898 casos.
O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe confirma que os Jogos Olímpicos acontecem no país em julho, apesar das recomendações gerais sobre cancelamento de eventos esportivos.
Recessão ameaça o país
Em recente relatório, a IHS Markit alertou que “é provável que a economia do Japão entre em recessão ainda neste trimestre”, com forte contração do Produto Interno Bruno (PIB). A afirmação se baseia nos recentes indicadores da indústria e serviços.