A tão aguardada privatização da Eletrobras pode não sair do papel. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) espera que o Planalto consiga articular e convencer os senadores sobre a necessidade de venda do controle da elétrica, antes de avançar com a proposta na Casa Legislativa, reporta o jornal Valor Econômico.
A proposta do Executivo deverá chegar ao recesso parlamentar deste ano sem ao menos iniciar sua tramitação, destaca a publicação – já que necessita de um despacho de Maia para a definição das comissões. Entretanto, pontua o jornal, é provável que ele abra apenas uma comissão especial para debater o assunto.
Segundo o Valor, Maia tem dito a interlocutores que acredita ter voto para a venda do controle na Câmara, contudo não pretende submeter os deputados ao desgaste político de aprovar a proposta caso não tenha certeza de aprovação no Senado.
A publicação acrescenta que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), tem dito que não seguirá com a proposta da Câmara por conta da resistência de senados das regiões Norte e Nordeste ao projeto.
Capitalização
A intenção do governo é realizar uma capitalização na estatal, ficando de fora da operação, o que faria com que sua participação fosse diluída. Dessa forma, o governo teria menos de 50% do capital social com direito a voto.
Outro ponto polêmico posto à mesa se refere à Golden Share, ação com super poderes – tais como direito de veto a certas decisões –, que o Governo já se manifestou contrariamente.,
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.