Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Preço ao produtor tem queda em junho, contrariando projeções

Preço ao produtor tem queda em junho, contrariando projeções

O Índice de Preço ao Produtor (IPP ou PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos apresentou queda de 0,20% em junho. A projeção do mercado era por avanço de 0,40%.

Em maio, o indicador de preço ao produtor registrou alta de 0,40%. Em abril, a leitura foi de -1,3%, a maior baixa histórica – o índice começou a ser calculado em dezembro de 2009.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Bureau of Labor Statistics, do Departamento de Trabalho dos EUA.

O núcleo do índice de preço ao produtor, que exclui alimentos e combustíveis, registrou queda de 0,30%. A projeção era por alta de 0,10%. Em maio, ele ficou em -0,10%.

A variação anual do índice é de -0,80%, queda maior que a expectativa de -0,20%. Mas manteve-se estável em relação ao mês anterior.

Publicidade
Publicidade

O núcleo do IPP anual ficou em 0,10%, ante uma expectativa de 0,4%. Em maio, foi de 0,3%.

A queda no Índice de Preços ao Produtor é justificada principalmente pela queda de 0,3% nos preços dos serviços para demanda final. Por outro lado, o índice de bens para demanda final aumentou 0,2%.

Preço ao produtor: entenda o índice

O Índice de Preços ao Produtor aponta a variação de preços recebidos pelos produtores nacionais de bens e serviços. Ele é calculado a partir da perspectiva do vendedor.

preço ao produtor

Reprodução/BLS