As cotações do petróleo caíram aproximadamente 2% na última sexta-feira (24), o Brent apresentou sua maior queda semanal em um ano, com os temores do avanço do coronavírus pela China, segunda maior consumidora do óleo do planeta, e isso interfira nas demandas por viagens e petróleo.
O coronavírus já infectou pelo menos 800 pessoas, isso provocou a paralisação dos serviços de transporte público em 10 cidades chinesas. Também foram registrados casos de pessoas infectadas em vários países da Ásia, França e EUA. As informações são da Reuters.
O Brent terminou a semana a US$ 60,69 por barril, na última sessão caiu aproximadamente 2,18%. O preço de referência mundial despencou cerca de 6,4% nesta semana, a maior queda desde 21 de dezembro de 2018.
O petróleo WTI recuou 2,52%, fechando o dia a US$ 54,19 por barril. Nesta semana caiu 7,4%, maior queda desde 19 de julho de 2019.
“Tudo diz respeito ao coronavírus a todo momento, e nós não estamos recebendo sinais de que as coisas estejam melhorando”, afirmou Phil Flynn, analista do Price Futures Group em Chicago.
Autoridades acreditam que o número de infectados pode aumentar neste fim de semana, devido as festividades do Ano Novo Lunar.