A Petrobras (PETR4) anunciou nesta sexta (8) que os preços de venda do gás natural em maio estão 36% menores do que em dezembro do ano passado.
De acordo com o comunicado da estatal, essa queda decorre principalmente das mudanças negociadas com as distribuidoras para os novos contratos de venda, onde o preço da molécula de gás está atrelado à variação do preço do petróleo no mercado internacional e é revisado a cada três meses.
“Consequentemente, a queda do preço de petróleo nos últimos meses possibilitou a redução do gás”, diz a companhia.
O informe da Petrobras diz ainda que, “se medidos em R$/m³, os preços praticados pela Petrobras às distribuidoras (incluindo molécula e transporte) nos novos contratos em 2020 acumulam uma redução média de 15%, apesar da depreciação do Real”, hoje bastante desvalorizado.
Outros fatores
O posicionamento oficial da Petrobras também esclarece que o preço da molécula de gás e o custo do transporte não são os únicos fatores que determinam o preço do gás natural ao consumidor final.
Segundo a estatal, há, entre outros pontos, é necessário considerar as margens das distribuidoras, bem como a incorporação dos tributos federais e estaduais.
A aprovação das tarifas, esclarece a companhia, também depende do que é determinado por cada agência reguladora estadual, conforme legislação e regulação específicas.
Abertura do mercado
A Petrobras finaliza o comunicado informando que segue comprometida com o processo de abertura do mercado de gás natural e que “tem atuado para agilizar as etapas desse processo em busca de um mercado aberto, sustentável e competitivo”.
De acordo com a estatal, os contratos de venda para as distribuidoras são públicos e estão disponíveis no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para qualquer pessoa.
Conheça os benefícios de ter um Assessor de Investimentos
Live XP: com provável Selic a 2,25%, como ficam os investimentos?
Com novo corte da Selic, dólar pode chegar à faixa dos R$ 6
Dólar: entenda o que faz a cotação subir ou cair frente ao real





