Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Petrobras aumenta em 4% preço da gasolina nas refinarias

Petrobras aumenta em 4% preço da gasolina nas refinarias

A Petrobras aumentou o preço da gasolina nas refinarias em 4% nesta quarta-feira. Esta é a segunda alta em pouco mais de uma semana.

A Petrobras aumentou o preço da gasolina nas refinarias em 4% nesta quarta-feira (27). Essa é a segunda alta em pouco mais de uma semana.

Com o aumento, o combustível atinge R$ 1,91 por litro. O preço do diesel foi mantido estável.

No dia 19 de novembro, a empresa já tinha feito reajuste de 2,7% no preço da gasolina. O diesel também subiu na ocasião, 1,2%.

Ainda é cedo para calcular o impacto do reajuste para o consumidor final, já que depende das margens dos revendedores e distribuidores, misturas de biocombustíveis e impostos.

Momento da empresa

O reajuste ocorre em meio a período em que a empresa opera com contratos de arrendamento de suas fábricas. A emprsa anunciou na última quinta-feira (21) contratos de arrendamentos das suas fábricas de fertilizantes, no Sergipe (Fafen-SE) e na Bahia (FAFEN-BA), com a empresa Proquigel Quimíca, integrante do Grupo Unigel.

Publicidade
Publicidade

Os contratos têm um período de dez anos, com prorrogação pelo mesmo período, no valor de R$ 177 milhões.

Quando os contratos entrarão em vigor

Segundo a matéria publicada pelo Estadão Conteúdo, em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CMV), a estatal explica que os arrendamentos entrarão em vigor após a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a obtenção das licenças necessárias à Operação pela Proquigel Química”.

Ainda conforme a reportagem, a Petrobrás lembrou que o processo de arrendamento das empresas de fertilizantes seguiu os ritos da Lei 13.303, conhecida como lei das estatais.

Petrobras anuncia processo de venda de mais quatro refinarias

A estatal anunciou hoje, 22, pela manhã uma nova etapa do processo de venda de outras quatro refinarias. Esta fase é chamada de vinculante e os potenciais compradores receberão uma carta-convite para que possam participar do processo.

Conforme notícia publicada pela Agência Brasil, os interessados em participar do processo “poderão fazer a chamada diligência prévia, em que o investidor analisa os riscos do negócio, e também enviar as propostas vinculantes de compra das refinarias”.

A Petrobras está oferecendo quatro refinarias, com capacidade de processar 879 mil barris por dia (37% da capacidade total de refino do país), além dos seus ativos logísticos:

  • Abreu e Lima (RNEST) – Pernambuco
  • Landulpho Alves (RLAM)- Bahia
  • Presidente Getúlio Vargas (REPAR)- Paraná
  • Alberto Pasqualini (Refap) – Rio Grande do Sul

Segundo a estatal brasileira, o processo de venda das refinarias está em consonância com as diretrizes para desinvestimentos da Petrobrás e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais, previsto no Decreto 9.188/2017,

Este projeto tem como finalidade aprimorar o portfólio e melhorar a alocação de capital da empresa.

LEIA MAIS:

Focus eleva previsão da inflação, do câmbio e do PIB para 2019

Money Week: conheça o maior evento online de investimentos do Brasil