Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
PEC dos Fundos pode ser votada nesta quarta-feira

PEC dos Fundos pode ser votada nesta quarta-feira

A Proposta de Emenda a Constituição dos fundos públicos da União, Estados e municípios (PEC 187/2019) será votada na Comissão de Constituição e Justiça d…

De acordo com informações da Agência Brasil, o senador Otto Alencar (PSD-BA) apresentou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na última quarta-feira (12), o relatório da PEC dos Fundos (187/2019). Após os senadores pedirem mais tempo para analisarem a proposta, a sua votação foi adiada para quarta-feira (19).

Novidades

A proposta original da PEC 187/2019 preservava apenas os fundos previstos nas Constituições e Leis Orgânicas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Todavia, o senador Alencar,  que é relator proposta, decidiu pela permanência de fundos que recebem receitas vinculadas definidas no texto constitucional.

O que difere da proposta anterior, neste caso, é que tais fundos foram criados por meio de lei federal.

Dessa forma, o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e os fundos constitucionais de Financiamento do Nordeste, Norte e Centro-Oeste (FNE, FNO e FCO), são exemplos de fundos que serão mantidos.

Publicidade
Publicidade

Uma outra mudança sugerida pelo relator foi definir claramente quem poderá ser responsável pela apresentação do projeto de lei complementar e pela ratificação da permanência dos fundos públicos.

Assim, foi definido que a medida cabe não só ao chefe do Executivo, seja nos planos federal, estadual ou municipal, como também aos parlamentares (senadores, deputados federais, estaduais, distritais e vereadores).

Extinção de fundos

O texto original define que serão extintos todos os fundos não validados até o fim do segundo ano após a publicação da emenda à Constituição.

Devido a uma emenda do senador Eduardo Braga (MDB-AM), uma parcela das receitas desvinculadas poderá ser destinada a projetos que visem o fim da pobreza.

Nesse sentido, as ações que terão prioridade serão as seguintes: implantação e conclusão de rodovias e ferrovias, interiorização de gás natural produzido no Brasil, revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a segurança pública.