O Paraná liderou o ranking nacional do crescimento da produção industrial em 2019. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado teve uma alta de 5,4% entre os meses de janeiro e novembro do ano passado, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Amazonas veio logo em seguida com 3,5% e Goiás, com 3,3%.
Os resultados revelaram ainda que o Paraná esteve na contramão em relação a produção industrial nacional. Afinal, a indústria teve uma queda de 1,1% no acumulado do ano.
Setor automotivo
O setor automotivo foi o que mais contribuiu para o crescimento da produção industrial em 2019 do Paraná paranaense. Segundo o economista da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Evanio Felippe, a boa performance está relacionada ao aumento nas vendas e à melhora no cenário econômico. “Houve redução nas taxas de juros. Além disso, uma recuperação do emprego e expansão na oferta de crédito. Destacam-se também os indicativos de que as pessoas estão voltando a consumir e a fazer financiamentos”, relata o economista. “Em 2018, já percebemos uma evolução que já apresentava alta de 16,5% de janeiro a novembro daquele ano”, complementa.
Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), mostram que a produção de veículos entre janeiro e novembro de 2019 teve alta de 10,3%, demonstrando a recuperação pela qual o setor vem passando.
Influências na produção industrial do setor
Os produtos que mais influenciaram o crescimento da produção industrial do setor automotivo são: a produção de automóveis, de caminhão-trator para reboques e semirreboques, caminhões, e reboques e semirreboques. Máquinas para colheitas, ares-condicionados e equipamentos para refrigeração e ar-condicionado foram os produtos que impulsionaram a alta no setor de máquinas e equipamentos.
Avicultura
A avicultura também teve peso no crescimento da produção industrial do Paraná. No setor de alimentos, destaque para carnes e miudezas de aves congeladas, rações para animais e açúcar cristal. Quanto à produção de aves, o desempenho tem sido crescente nos últimos meses. De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a receita de embarques para a exportação teve um crescimento de 6,4% em 2019.
Confiança na indústria
Vale ressaltar também que a confiança na indústria teve um aumento de 1,5 ponto em janeiro. As informações são da Fundação Getúlio Vargas. Esse foi o melhor Índice da Confiança da Indústria (ICI) desde junho de 2018. Sendo assim, os números passaram para 100, 9 pontos. Além disso, essa foi a quarta vez consecutiva que o indicador aumentou para médias móveis trimestrais, atingindo 99,1 pontos no primeiro mês do ano.