Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Os estoques de mercados emergentes foram retardatários na última década

Os estoques de mercados emergentes foram retardatários na última década

Apesar do forte início desta década em 2010, os estoques dos mercados emergentes tiveram um desempenho inferior aos de países desenvolvidos. Todavia, foram prejudicados por eventos como o mercado chinês de liquidação, crises de dívida na Turquia e na Argentina e a guerra comercial sino-americana.

O índice MSCI de ações de mercados emergentes aumentou apenas 15% desde o início de 2010, enquanto o índice MSCI World apresentou um retorno maciço de 104% nesse período.

Mercado emergente

Tailândia, Filipinas e Taiwan lideraram os mercados emergentes, com ganhos de mais de 50% cada na última década, enquanto Grécia, Turquia e República Tcheca ficaram no topo da lista com retornos negativos.

O período de 2010 a dezembro deste ano também viu fluxos turbulentos de carteira estrangeira nos mercados emergentes, enquanto os investidores estrangeiros se empolgavam durante oscilações periódicas no apetite ao risco, incluindo um período de aumento das taxas de juros nos EUA, quando os principais bancos centrais começaram a relaxar seu estímulo da era da crise.

A relação preço / lucro de 12 meses a prazo do índice MSCI EM, estava em 11,8 no final de novembro. Em comparação com sua média de 10 anos em 10,9.

Publicidade
Publicidade

O valor mais baixo foi de 8,5 em outubro de 2011 e o máximo foi de 13,09 em janeiro de 2018.