Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Open banking: O sistema que vai mudar o mercado financeiro

Open banking: O sistema que vai mudar o mercado financeiro

Em 2020, o sistema bancário tem tudo para passar por uma grande revolução digital no país. Isso porque o Banco Central (Bacen) vem estudando formas de implantar o open banking no Brasil, nos moldes do que já acontece lá fora.

Inclusive, o Bacen colocou em consulta pública em novembro o texto com as regras para implementação no país do Sistema Financeiro Aberto, também conhecido como Open Banking.

Durante o período, que vai até 31/01/2020, os participantes do mercado poderão dar sugestões ao Bacen, que, então, definirá a versão final das regras.

Mas, você sabe o que é o Open banking?

O open banking é um sistema online que pretende facilitar o compartilhamento das informações financeiras dos usuários.

Publicidade
Publicidade

Dessa forma, essas informações podem ser utilizadas por instituições bancárias, fintechs e outras companhias do setor financeiro.

Mas cabe destacar que é facultado ao cliente permitir ou não o acesso a suas informações por instituições financeiras. Tendo em vista que os dados bancários são de propriedade do cliente e não do banco.

Além disso, o Bacen acredita que o novo sistema irá estimular a concorrência entre os bancos. Além do que, novos e melhores serviços poderão ser oferecidos aos consumidores.

Dentro deste contexto, o open banking poderá quebrar o atual monopólio do sistema bancário.

Para Ricardo Taveira, sócio-fundador da Quanto, fintech especializada em soluções com foco em open banking “A ideia do open banking é simples: permitir que o usuário escolha o método de acesso à suas contas da mesma maneira como é possível escolher o programa que acessa a caixa de entrada do seu e-mail”.

Sendo assim, além de promover a ruptura no atual sistema bancário, o open banking trará vantagens aos clientes do sistema. Já que irá descomplicar a vida dos usuários ao reunir em uma única plataforma diversos serviços.

Entre eles, será possível efetuar o pagamento de contas, aquisição de seguros, adiantamento de parcelas das instituições integradas ao sistema. Com isso, o cliente tende a ganhar tempo, além de poder gerenciar melhor suas finanças.

Qual a diferença entre open banking e banco digital?

Quando um banco oferece seus serviços exclusivamente pela internet, temos o conceito de banco digital.

Em contrapartida, o que o open banking  pretende oferecer é um sistema interligado entre várias instituições e usuário. Em outras palavras, trata-se de uma rede que interliga os agentes financeiros ao cliente.

Dito de outro modo, o open banking pode ser visto como um passo a frente na evolução tecnológica do sistema financeiro nacional.