As blue chips são ações de empresas estáveis e de alta qualidade que são líderes em seus segmentos.
Com modelos de negócios sólidos, elas são as mais cobiçadas da Bolsa de Valores e, por conta disso, possuem bom volume de negociação e liquidez.
Por esse motivo, as blue chips são consideradas ações de primeira linha.
Além disso, elas costumam pagar bons dividendos, atraindo investidores de longo prazo que buscam viver dos rendimentos.
O termo vem do inglês e significa “fichas azuis”, que representam as mais valiosas em um cassino.
Características das Blue Chips
Uma ação é definida desta maneira quando possui as seguintes características:
- É líder do setor com um modelo de negócio confiável;
- Possui forte reputação junto a consumidores e acionistas;
- Tem histórico de entregar fortes retornos a longo prazo;
- Paga dividendos aos acionistas e aumenta regularmente seus pagamentos.
Ações blue chips negociadas na Bolsa
Vale destacar que não existe nenhuma classificação oficial que caracteriza uma ação como blue chips ou não. Essa definição é feita então de forma especulativa por meio de um consenso do mercado.
Mas, em geral, ações que se enquadram nessa categoria estão presentes em companhias com valor de mercado acima dos R$ 20 bilhões. Além disso, essas ações sempre possuem um alto volume de negociação.
Em outras palavras, o que precisa ficar claro é que empresas com ações blue chips geralmente possuem grande porte e são estáveis financeiramente.
Então, ainda que você nunca tenha investido na renda variável, provavelmente irá reconhecer os nomes de algumas empresas.
Isso porque os produtos e serviços fornecidos por essas grandes organizações fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo.
Para ilustrar, selecionamos algumas blue chips negociadas na bolsa atualmente:
Empresas brasileiras
- Petrobras;
- Vale;
- Cemig ;
- Itaú Unibanco;
- Banco do Brasil;
- Ambev;
- Gerdau;
- Bradesco.
O conceito não se limita apenas ao Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem diversas companhias classificadas como blue chips das bolsas, como:
Empresas estrangeiras
- Coca-Cola;
- PepsiCo
- Amazon;
- Unilever
- Microsoft;
- Walmart;
- Apple
Vantagens e desvantagens
Estas empresas possuem forte representatividade na Bolsa e, por conta disso, servem como um termômetro quanto ao desempenho do Ibovespa.
Então, quando muitas dessas ações caem, o índice tende a seguir na mesma direção. Se, por outro lado, elas operam em alta, o índice é influenciado para a mesma direção.
Além disso, como possuem grande capitalização de mercado, as blue chips são consideradas as ações mais confiáveis do mercado.
Entretanto, vale destacar que essas ações não são imunes à volatilidade do mercado.
Sendo assim, notícias ruins associadas a empresas detentoras de blue chips podem ter um impacto muito negativo na cotação do ativo.
Dessa forma, se por um lado esses papéis são interessantes para investidores que desejam retornos no longo prazo, o mesmo não pode ser dito para os especuladores, que buscam lucrar com estratégias de curto prazo.