As comunicações e não as decisões em si é que vão pesar nos mercados nesta Super Quarta (20), quando Federal Reserve (Fed), banco central americano, e Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil, anunciam suas decisões de taxas de juros.
O mercado já trabalha com duas certezas: Fed manterá os juros no patamar atual de 5,25%-5,50% e Copom reduzirá a Selic dos atuais 11,25% para 10,75%. Mas, então, o que esperar da Super Quarta? Confira!

O que esperar da Super Quarta: decisão do Fomc
A projeção dominante do mercado é que o Fomc, comitê de política monetária americano, só irá começar com o ciclo de corte de juros a partir de junho.
A dúvida que paira, no momento, é se serão três ou menos cortes ainda em 2024.
“As projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) devem mudar, com revisão um pouco para cima, e as de inflação devem ser mantidas no comunicado do Fed de amanhã”, aponta Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset.
“Talvez, com a revisão do PIB, indicando economia forte, a expectativa de quantidade de cortes de juros pode cair, de três para dois cortes. Na EQI Asset, a gente acredita que não. Continuamos enxergando espaço para três cortes”, afirma.

Ouça o áudio de Stephan Kautz na íntegra:
Últimos indicadores divulgados nos EUA
Os dados de inflação ao consumidor e ao produtor dos EUA foram os últimos dados relevantes divulgados antes da decisão do Fed.
A inflação ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos subiu 0,4%, próximo ao esperado, e não trouxe impactos para a decisão de juros.
Mas a inflação ao produtor sim – subiu 0,6%, acima do esperado, sendo a maior alta em seis meses. Isso colocou em xeque as expectativas pela quantidade de cortes.
O que esperar da Super Quarta no Brasil
Já o Copom deve promover mais um corte de 50 pontos-base da Selic, como amplamente anunciado pela autoridade monetária.
As atenções se voltam, então, para o forward guidance. Em português, forward guidance quer dizer prescrição futura. E é uma ferramenta de política monetária usada pelo Banco Central com o fim de sinalizar a taxa de juros de determinado período e guiar a economia de forma que a expectativa seja atendida.
Até aqui, o Copom vinha indicando sempre em seus comunicados “cortes de mesma magnitude”, no plural, para as próximas reuniões. Isso sinalizava para o mercado que, pelo menos nas duas reuniões subsequentes, a decisão já poderia ser dada como certa.
Porém, com dados de atividade fortes, foi levantada a dúvida entre os agentes do mercado se o texto será mesmo mantido.
“Se a indicação das próximas duas reuniões for mantida, a gente já chegaria a uma Selic de 9,75% ao ano. Mas, com as dúvidas quanto à inflação e ao cenário internacional, os membros do Copom podem querer tirar esse forward guidance. Então, podem sinalizar só um corte de mesma magnitude, no singular, ou não indicar nada”, explica Kautz.
Para ele, no entanto, ainda é cedo para o Copom abandonar a sinalização. “A possibilidade está na mesa, mas acreditamos que seja preliminar demais”, afirma.
A EQI Asset projeta a Selic em 9,25% ainda este ano. Já o Boletim Focus, que semanalmente traz a média das projeções do mercado para os principais indicadores econômicos, a taxa básica de juros deve alcançar 9%.

Últimos indicadores divulgados no Brasil
A inflação no Brasil, medida pelo IPCA, foi de 0,83% em fevereiro, acima da expectativa de 0,78%, e atingiu alta de 4,50% na comparação anual. Mas não mexeu com as projeções para juros.
Comércio e serviços surpreenderam com altas acima do esperado. A se confirmar a força da atividade, ela pode impactar as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do trimestre – a EQI Asset segue cética com os números, mantendo projeção de crescimento de 0,4%.
Prepare-se para a Super Quarta
O portal EuQueroInvestir fez uma seleção de conteúdos para você ficar por dentro de tudo o que permeia a decisão da Super Quarta. Confira!
- Ciclo econômico: entenda o que são e quais as fases dos ciclos econômicos
- Política monetária: entenda o que é
- Selic: o que é e como ela afeta os investimentos?
- Selic a 11,25%: onde investir hoje?
- Copom: conheça o comitê do Banco Central
- BC: conheça o Banco Central do Brasil
- Fomc: tudo sobre o Copom dos EUA
- Federal Reserve: o que é e como influencia na economia brasileira?
Você leu sobre o que esperar da Super Quarta. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!