Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Metaverso: o que é The Sandbox? Descubra aqui!

Metaverso: o que é The Sandbox? Descubra aqui!

Muitos investidores têm dúvidas sobre o que é The Sandbox. E não é para menos, pois é possível ganhar dinheiro enquanto se diverte nesse metaverso bastante interessante. A ideia inicial de apenas concorrer com o jogo Minecraft ganhou grandes proporções, ao passo que agora é possível até mesmo comprar terrenos virtuais.

Confira nosso artigo a seguir sobre esse tema tão empolgante e fique mais bem informado!

O que é um jogo “play to earn”?

O modo de jogar um jogo virtual mudou drasticamente nos últimos anos. Se antes era necessário estar conectado a um console de videogame por um joystick, hoje é possível “entrar” e fazer parte da própria jogatina.

Em grande parte, isso só foi possível pela popularização dos metaversos. Tratam-se de realidades virtuais nas quais um jogador possui um personagem que o representa virtualmente.

Publicidade
Publicidade

Uma das iniciativas mais populares nesse sentido foi a mudança do nome do Facebook para Meta em outubro do ano passado, revelando o lançamento e a intenção da companhia com seu próprio metaverso.

De fato, existem jogos play to earn que não são dotados de realidade virtual, como é o caso do Axie Infinity. No entanto, as tendências indicam uma forte predileção pelos avatares de metaverso.

Dessa forma, o ponto mais interessante em jogos desse tipo é a possibilidade de auferir ganhos enquanto se joga. Em um jogo play to earn, os participantes podem formar times para ganhar batalhas e serem recompensados por isso.

Outra forma de ganhar dinheiro é fabricando ou encontrando itens colecionáveis. De acordo com sua raridade e utilidade, eles podem adquirir grande valor e serem vendidos por meio de tokens não fungíveis, os NFTs.

Adicionalmente, alguns jogos podem ter particularidades especiais, como é o caso do jogo The Sandbox.

O que é The Sandbox?

O jogo The Sandbox tem uma história que já vem de algum tempo. Ao contrário do que muitos pensam, ele não foi lançado recentemente.

Sua inauguração no mundo dos games se deu no ano de 2011. Sua fabricante, a Pixowl, fez o lançamento do jogo visando ser um competidor do Minecraft.

Dessa forma, a plataforma de sustentação era totalmente mobile, ou seja, para uso em celulares.

E o jogo mostrou-se um sucesso. Depois de algum tempo, haviam nada menos que 40 milhões de downloads. Foi então que em 2018 os cofundadores Sebastien Borget e Arthur Madrid resolveram dar um importante passo.

Os trabalhos iniciaram com o objetivo de tornar o The Sandbox uma realidade também no mundo virtual, com a criação de seu próprio metaverso, na qual os jogadores teriam seu próprio avatar.

Depois de dois anos de desenvolvimento, chegou o momento: o The Sandbox foi lançado no novo formato e um novo sucesso ocorreu. Dessa vez, o jogo se tornou um dos representantes play to earn de maior crescimento no mundo.

A prova disso foi a atenção que chamou de vários investidores, alguns deles aportando capital na empresa.

A japonesa SoftBank por exemplo, uma gigante nas telecomunicações, aportou nada menos que U$ 93 milhões em novembro de 2021.

Ao todo, já são mais de 50 parcerias, como a Atari, a série The Walking Dead e o happer Snoop Dogg.

Como o The Sandbox funciona?

O The Sandbox é um metaverso no qual os participantes devem criar seu próprio avatar para fazer parte do ambiente virtual.

Depois que isso é feito, é possível criar inúmeros itens colecionáveis por meio da tecnologia NFT. Dependendo do que acontece no jogo, esses itens podem adquirir valor e serem negociados, trazendo ganhos financeiros ao jogador.

Tudo isso é feito por meio de duas ferramentas, basicamente. A primeira delas é o VoxEdit. Trata-se de um software no qual os jogadores podem criar itens para seus avatares, além de artefatos para uso no jogo.

Entre essas criações estão inclusas as roupas utilizadas pelos avatares, bem como alterações no perfil físico desses personagens.

Armas, animais e até mesmo a vegetação do local podem ser criados por meio do VoxEdit. Caso algum item alcance valor ou tenha pessoas interessadas, é possível vendê-los a qualquer momento.

A outra ferramenta para criação dentro do The Sandbox é o Game Maker. Com ele, é possível que os usuários criem outros jogos dentro do jogo. Incrível, hein? Assim, o jogador pode disponibilizar sua criação para testes.

Outra importante função é a criação de terrenos virtuais. É possível fazer a metragem de cada espaço virtual, bem como proceder à criação de casas e edifícios.

Assim, fica caracterizado o comércio de lotes virtuais, grande novidade do The Sandbox. Novamente, eles podem ser comercializados dentro de uma plataforma do jogo chamado The Sandbox Marketplace.

Vale frisar que as transações são feitas usando uma moeda própria do jogo, o Sandbox (SAND).

O que é o Sandbox?

Conforme dito anteriormente, o The Sandbox é um jogo da modalidade play to earn. Isso quer dizer que os jogadores ganham dinheiro enquanto jogam, seja por meio de recompensas, seja transacionando mercadorias.

No entanto, essas negociações não ocorrem em moedas fiduciárias, como o dólar ou o real. Pelo contrário, eles devem acontecer na moeda do próprio jogo: um token chamado Sandbox, cujo código é SAND.

Trata-se de um token do tipo ERC-20 e que foi lançado com número finito de unidades: existem 3 bilhões de SAND, o que torna o criptoativo valorizado conforme o tempo passa, já que há escassez do ativo.

A moeda SAND serve para fazer todo tipo de transação dentro do The Sandbox, inclusive comprar LANDs, os terrenos virtuais.

Juntando-se vários LANDs pode-se formar os STATEs. Além disso, o LAND é um token de governança, o que significa que seus detentores têm direito a voto quando se propõe qualquer tipo de mudança.

Conforme visto, entender o que é The Sandbox é muito útil para alcançar ganhos nesse novo metaverso. A razão disso é porque se trata de uma brincadeira que remunera seus jogadores. Por meio de batalhas, itens colecionáveis e terrenos virtuais, é possível juntar bastante dinheiro por meio do token nativo SAND, que ainda pode sofrer valorização com o tempo.

Quer conhecer mais investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para apresentar as aplicações disponíveis!

(Por Ronaldo Araújo)