O Comef é um órgão recente, mas muito importante para o Banco Central do Brasil (BC), já que tem como função promover condutas para a estabilidade financeira. Dessa forma, garante que o BC seja uma instituição segura e que não leve o país a uma crise financeira.
Entenda o que é o Comef
A sigla significa Comitê de Estabilidade Financeira e surgiu em 2017. O setor faz parte do BC e promove regras adequadas para que sua atuação não tenha variações. Assim, previne riscos que possam ocorrer na prática econômica da entidade.
Ele atua para impedir que muitas atividades do mercado de trabalho sofram prejuízos ou pausas. Isso porque, esse tipo de situação pode atingir milhares de famílias e empresas e levar o país a uma grande crise.
As reuniões do conselho ocorrem a cada três meses, mas se for preciso pode haver datas extraordinárias. Nestas ocasiões, são alinhadas estratégias de controle para que não ocorra qualquer problema.
Conheça as funções do órgão
A principal função do Comef é coordenar e definir os passos que o Banco Central e outras instituições do setor devem seguir. Isso permite que eles atuem do mesmo modo e garantam a estabilidade financeira da nação.
Essa é a atribuição mais importante do conselho, mas não é a única. Dessa forma, as outras atividades que o órgão deve cumprir tem relação com estabelecer normas e estão descritas abaixo:
- Definir as regras e ordens as quais o BC deve seguir para não correr riscos;
- Estar sempre analisando e desenvolvendo estudos sobre como prevenir crises econômicas no futuro;
- Indicar como o BC deve agir no Coremec (Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiros, de Capitais, Seguro, Previdência e Capitalização);
- Estipular os direitos e deveres de cada instituição para o trabalho coletivo;
- Dar instruções claras e precisas para atuar em processos de prevenção de riscos e planos de recuperação.
Relação entre o Comef e o ACCP
Outra atribuição é estipular o preço do ACCP Brasil (Adicional Contracíclico de Capital Principal Relativo ao Brasil). Deste modo, define qual o valor que os bancos precisam guardar para os casos de aumento do crédito.
Qual é a atuação do Comef?
Ele age de forma interna no Banco Central, então, seu quadro é composto pelo presidente da entidade e vários diretores. Dessa forma, consegue garantir que todos os setores entendam como devem se comportar para que estejam no mesmo nível.
As áreas são diversas e com isso as soluções e normas pensadas são propostas para não permitir que nenhuma delas seja lesada. Assim, algumas delas são estratégicas e outras de desenvolvimento, veja:
- Pesquisas;
- Reservas internacionais;
- Operações bancárias;
- Sistemas de pagamento;
- Regulação do sistema financeiro.
Nas reuniões, todos compartilham dados que importam para lidar com riscos que possam ocorrer e manter o sistema estável. Portanto, todos trabalham para ter uma visão ampla do mercado e identificar possíveis problemas.
Qual o intuito final?
Os agentes que participam são capazes de fazer uma análise plena da economia no Brasil e no mundo, para assim avaliar a melhor forma de atuar. Com isso, caso haja uma crise, a instituição está pronta para tomar as decisões certas e conter os prejuízos.
Porque o Comef é importante?
A globalização faz com que os problemas de um país distante possam afetar o Brasil de forma direta. Isso foi observado nos últimos anos com a crise de imobiliárias dos EUA em 2008 e várias outras que ocorreram ao longo da década.
Para evitar o colapso em uma nação tão grande e que ainda se desenvolve no setor econômico a cada dia, é preciso ter um bom plano. Assim, o Comef surgiu com o intuito de prevenir e proteger uma grande parte do capital brasileiro.
Hoje em dia, o órgão é tido como um dos mais importantes na área de estratégias da economia. Dessa forma, é responsável por definir vários processos que vão garantir a estabilidade financeira no país.