A NXP Semiconductors (N1XP34) é uma empresa que desenvolve e vende semicondutores. Assim, faz parte de um setor crucial para muitos produtos eletrônicos e se destaca cada vez mais em seu mercado, por isso chama a atenção de investidores.
Conheça a NXP Semiconductors (N1XP34)
As ações da marca se vendem na Nasdaq com a sigla NXPI, enquanto isso, na Bolsa de Valores do Brasil é um BDR e você pode achar cada um deles pelo termo N1XP34. Assim, ela atua em uma área que cresce a cada dia mais em todo o mundo.
Sua sede fica em Eindhoven, nos Países Baixos, mas tem outros laboratórios em todos os lugares do mundo. Dessa forma, tem um grupo que se preocupa em pesquisar e melhorar seus itens para atender os mercados e adota isso como a sua principal meta.
Ela tem Rick Clemmer como seu presidente e CEO e hoje tem mais de 45 mil empregados. Por isso, é uma das maiores que existem no setor em todo o mundo e é reconhecida por todos que precisam dos itens.
Objetivo da empresa
A sua grande meta é investir em soluções de sistema para que cresça com lucro a longo prazo. Portanto, mantém um bom fluxo de caixa e fornece retornos de grandes rendas para seus investidores. Para tanto, busca participar em todos os mercados-alvo que tem.
História da NXP Semiconductors (N1XP34)
A NXP Semiconductors (N1XP34) surgiu em 2006 quando a Philips decidiu vender a sua divisão de semicondutores. Assim, passou a ter o nome atual e em dezembro de 2015 começou a expandir com a compra da Freescale por 12 bilhões de dólares.
Em 2016 a Qualcomm comprou a empresa por 47 bilhões de dólares e se tornou uma companhia capaz de captar uma renda anual de 30 bilhões de dólares. Com isso, é hoje uma das grandes líderes do seu setor no mercado atual.
- Tenha acesso ao e-book melhores investimentos 2022
Produtos da marca
O primeiro produto da empresa foi o chip MIFARE em 1994 para cobrar tarifas de modo automático. Já nos anos seguintes se tornou líder em muitas áreas onde investiu em pesquisa. Portanto, alguns de seus itens principais são para:
- Sons automotivos;
- Celulares;
- Sistemas de segurança;
- Energia dual-die;
- Bomba de insulina;
- Sensor;
- Controladores sem fio;
- NFC IC;
- Cortex-M3.
Suas concorrentes são muito fortes, mas ela ainda se mantém na briga pelo topo já que atende segmentos diversos. No entanto, é bom lembrar que a área teve problemas nos últimos anos devido a falta de matéria-prima e, mesmo assim, bateu recordes de preço.
Como foi a entrada da NXP Semiconductors (N1XP34) na bolsa
A NXP Semiconductors (N1XP34) lançou sua IPO em 2010 com 34 milhões de ações disponíveis. Ela se lançou com o preço de 14 dólares, mas, já chegou a valer cerca de 200 dólares cada uma.
Com bons números a empresa cresceu muito nos últimos anos, o que a destacou ainda mais no mercado. Assim, já é sólida e tem um nome forte na sua área, por isso atrai muitos investidores que desejam aplicar.
No Brasil ela está na Bolsa de Valores desde fevereiro de 2020, quando se lançou como um BDR, por cerca de 280 reais. A partir de então, teve bons aumentos e algumas quedas, veja o retrospecto a seguir.
Último balanço
O último trimestre divulgado foi o 4T21 e os números mostraram que a receita atingiu um total acima de 11,1 bilhões de dólares. O que representou uma alta considerável se comparar com o trimestre anterior. Isso porque, no final de 2021, ela teve um ótimo aumento.
Enquanto isso, o lucro bruto foi de cerca de 54,84% da receita, mas o líquido só alcançou 16,91%. Com isso, a empresa foi melhor do que a projeção e o seu LPA ficou em cerca de 7,04.
A NXP Semiconductors (N1XP34) teve um EBITDA de 23,35% neste tempo. Enquanto isso, o VPA chegou a 24,55. Já o Dividend Yield foi de 1,18% e o ROA cerca de 8,97%.
O momento não é o melhor para a firma, que sofreu uma leve queda no início do ano anterior. Isso porque, a guerra impactou muito o país sede e o envio de matéria-prima para os seus produtos.
- Confira aqui como um assessor de investimentos pode te ajudar em 2022!

O recorde ocorreu em dezembro de 2021, mas já sofreu uma queda.
Desempenho atual da NXP Semiconductors (N1XP34)
No último trimestre de 2021 a empresa teve um resultado bom, e chegou a obter um recorde desde o início do seu IPO. Assim, os resultados foram acima da média, o que gerou um maior interesse.
Os dados foram tão bons que as ações chegaram a custar mais de 650 reais. No entanto, o valor voltou a cair, já que a economia global vive momentos de crise, onde a área tecnológica sofre muito com a falta de recursos.
O que esperar da NXP Semiconductors (N1XP34)
Todos os dados ao longo do último ano foram ótimos e chamaram a atenção de investidores. Dessa forma, a NXP Semiconductors (N1XP34) se tornou uma boa opção para quem deseja aplicar a longo prazo.
A empresa tem grandes chances de crescer, mas com o cenário atual, não há projeção que isso ocorra de modo recente. Portanto, o valor menor é um bom momento para quem deseja comprar.
Como investir em BDR
O BDR é uma espécie de recibo de empresas do exterior, assim ele te dá a chance de aplicar dinheiro e diversificar a sua carteira de modo internacional. Mas, quem investe nele não se torna sócio da marca, só tem o direito de lucrar com o valor das ações.
Para adquirir uma parte basta ter uma conta em uma corretora, transferir uma quantia de dinheiro para a sua conta, encontrar a sigla que deseja e selecionar ela. Portanto, o processo é bem simples, rápido e seguro, assim como os outros investimentos.
- Quer saber mais sobre a NXP Semiconductors (N1XP34) e aprender a investir? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!