Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Norte Energia quer construir usina térmica para compensar baixa produção em Belo Monte

Norte Energia quer construir usina térmica para compensar baixa produção em Belo Monte

Mesmo depois de anos para ficar pronta e com gastos de R$ 40 bilhões, a Usina de Belo Monte não produz energia suficiente. Desde o início do projeto, foi constatado que a oscilação no nível do Rio Xingu não era o suficiente para conseguir gerar a energia necessária.

Mas, mesmo obtendo essas informações a Usina Hidrelétrica de Belo Monte foi construída, e a empresa responsável, Norte Energia entrou com um novo pedido recentemente. Segundo informações da reportagem do Estadão, o pedido feito à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), solicita a autorização para que seja alterado o estatuto social da agência. Para que a Norte Energia seja liberada a construir usinas térmicas ao redor de Belo Monte, para compensar a baixa produção no local.

A justificativa para esse plano de construção, segundo a reportagem, é de que a barragem principal utilizada precisa ficar desligada por cinco meses todos os anos.

Isso devido a baixa vazão do Rio Xingu, a estrutura corresponde a 98% da capacidade de geração da Usina.

Sendo necessário para funcionar, cerca de 11 mil megawatts, contra apenas 233 megawatts da barragem complementar. Com a baixa da evasão, as máquinas precisam ser todas desligadas para não correr o risco de entrar em pane.

Publicidade
Publicidade

Na reportagem do Estadão, a advogada do Instituto Socioambiental (ISA), Biviany Rojas, comentou sobre o pedido da Norte Energia. Segundo Rojas: “A instalação de termelétricas desmoraliza todo o discurso de escolha política por geração de energia hidrelétrica na floresta Amazônica. Se era para produzir energia termelétrica não precisava barrar o Rio Xingu.”

A polêmica de Belo Monte

Desde sua construção, a usina hidrelétrica de Belo Monte esteve envolvida em polêmicas. Devido ao fato de gerar impactos negativos no meio ambiente. E também, afetar a vida dos grupos indígenas e as populações ribeirinhas. Onde obtinham seu sustento pela pesca realizada no Rio Xingu.

Segundo o portal Mundo Educação, as obras para construir Belo Monte foram interrompidas muitas vezes desde seu início em 2011. Muitos protestos e ocupações foram realizadas por índios e ambientalistas, preocupados com o meio ambiente do local. Além de também ter ocorrido intervenções do Ministério Público na obra e do Tribunal Regional Federal até sua conclusão.