A Movida (MOVI3) informou, nesta terça-feira (21), que é a segunda companhia brasileira de capital aberto a receber o certificado de empresa B e agora faz parte de um grupo seleto. Isso porque apenas dez companhias no mundo conseguiram o selo. A Movida passou a fazer parte de uma rede global de instituições que alinham o crescimento econômico ao bem-estar social e ambiental.
O selo reforça o compromisso da empresa de gerar riqueza para seus acionistas, com impacto positivo para sociedade e meio ambiente. “A companhia trabalha para ser a melhor empresa para o mundo e não do mundo”.
Segundo Renato Franklin, CEO da Movida, “conduzimos nossas ações considerando o capitalismo consciente para crescer de forma mais justa,equilibrada e sustentável, e a certificação de Empresa B é um marco da sedimentação desta cultura em nosso dia-a-dia”.
Para Fernando Antônio Simões, Presidente do Conselho de Administração da Movida, “a sustentabilidade é fundamental para garantir a perpetuação do nosso grupo empresarial.” E acrescenta “a Movida como Empresa B mostra que estamos no caminho certo e estimula as outras empresas do Grupo”.
A Movida passou por um rigoroso crivo para comprovar o merecimento do certificado de empresa B. Uma auditoria independente do sistema B averiguou se a companhia se enquadrava aos moldes relativos as políticas e práticas de governança, meio ambiente, fornecedores, clientes e colaboradores.
Sistema B
O movimento foi fundando nos EUA em 2006 pelo “B lab”, com o objetivo de redefinir o que é sucesso econômico, difundindo o crescimento sustentável e equitativo. Para isso, o sistema B avalia como as empresas certificadas influenciam sua comunidade, colaboradores, ambiente e clientes, comprovando seu desempenho ambiental e social de alto nível. Atualmente, a iniciativa está presente em 70 países e em cerca de 150 segmentos diferentes.