Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Ministro Fachin vota para tornar Renan Calheiros réu no STF; decisão é adiada

Ministro Fachin vota para tornar Renan Calheiros réu no STF; decisão é adiada

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF),  votou por tornar réu o senador Renan Calheiros (MDB-AL). A acusação é por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um processo relacionado à Operação Lava Jato. A informação é do  site G1.

De acordo com a reportagem, Renan Calheiros é acusado de ter recebido dinheiro de uma empresa para manter o ex-senador Sérgio Machado (MDB), no cargo de presidente na Transpetro, subsidiária da Petrobrás.

Contudo, após o voto do ministro Fachin, a sessão foi adiada e só será retomada no dia 3 de dezembro. Faltam ainda os votos os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia.

O advogado Luís Henrique Machado, responsável pela defesa de Renan, afirmou que o senador é alvo de perseguição. Segundo a denúncia, os valores teriam sido direcionados a diretórios do MDB e do PSDB em Aracaju, em Alagoas e em Tocantins.

Ao analisar o caso, Fachin não viu provas de beneficiamento a Renan nos três estados, somente em Tocantins. Por isso, rejeitou a denúncia em relação aos outros locais, informou o G1.

Publicidade
Publicidade

Atualmente, Renan Calheiros é alvo de 10 investigações relacionadas à Lava Jato: em dois casos já foi denunciado, mas o STF ainda não decidiu se ele vira réu; oito inquéritos foram arquivados por falta de provas.