Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Ministro da Fazenda faz alerta aos candidatos sobre situação fiscal do Brasil

Ministro da Fazenda faz alerta aos candidatos sobre situação fiscal do Brasil

Aos poucos e sem muito alarde, o Ministério da Fazenda começou a fazer a apresentação da situação das contas públicas do país, aos coordenadores de campanha dos pré-candidatos ao cargo de Presidente do Brasil. Previsões do Orçamento para o próximo ano e os riscos fiscais também estão na pauta. O assunto está sendo levantado por causa da preocupação com a situação das contas públicas, que é grave, mesmo com o ajuste que vem sendo feito nos últimos anos. A equipe do Ministério da Fazenda se mostra aflita porque, faltando apenas quatro meses para as eleições, ainda faltam debates sobre as reformas fiscais, vistas como fundamentais para a melhora do desempenho econômico.

O que está em xeque?

Teto de Gasto

Entre as principais preocupações da atual equipe econômica, está o risco de mudanças no que diz respeito ao teto de gasto, que é a regra fiscal constitucional criada no governo de Michel Temer. Essa regra fixa o teto de despesas públicas durante o ano, tendo como base a inflação. O problema é que vários políticos, de diferentes partidos, defendem mudanças do teto de gasto, por acharem a regra restrita demais.

Regra de Ouro

O cumprimento da regra de ouro também é visto como “dor de cabeça” pela atual equipe econômica. Para quem não lembra, a regra de ouro, igualmente prevista na Constituição, impede a emissão de dívida pelo governo para pagar as chamadas despesas correntes, tais como salários e alugueis. Tudo indica que a regra não deve ser cumprida no ano que vem, isso por causa dos seguidos rombos nas contas públicas. Para cumprir as metas de 2019, o governo acredita que seja necessário um crédito extraordinário bilionário. Além de tudo isso, a equipe econômica de Michel Temer defende o congelamento do reajuste dos servidores públicos no próximo ano. [box type=”warning” align=”” class=”” width=””]As novas projeções indicam que o Brasil pode ficar com as contas no vermelho por mais tempo do que se imagina. Atualmente, a previsão é de que as despesas continuam ultrapassando o valor das receitas do governo até o ano de 2021.[/box]

Pensando em investir…

E não sabe por onde começar? A gente te ajuda com o teste de perfil. [banner id=”teste-perfil”]