Luís Moran, head da EQI Research, e Carolina Borges, analista de Fundos Imobiliários (FIIs) da EQI Research, receberam Daniela Colombo e Kaique Gabriel, sócios-fundadores da Fatos Capital, na live “Melhores Investimentos para Iniciantes”, realizanda na última quarta-feira (23).
Kaique Gabriel é especialista em FIIs e em Renda fixa. Daniela Colombo, administradora e influenciadora de investimentos, é também colunista do EuQueroInvestir.
Em recente coluna para o portal, Daniela falou justamente sobre investimentos para iniciantes, ensinando sobre como investir do zero: “Investir do zero pode ser desafiador, mas com conhecimento e planejamento adequados, você pode construir um futuro financeiro sólido”, afirma.
Melhores investimentos para iniciantes: quais são?
O primeiro passo para se tornar investidor, diz Daniela Colombo, é garantir a segurança através da reserva de emergência.
Só após a formação da reserva de emergência é que o investidor deve pensar em aumentar riscos para obter maiores retornos.
“O ponto-chave é que você está trabalhando e, do dia para a noite, você perde o emprego. Você vai ter o seguro desemprego por um tempo, mas e depois? Você não consegue saber a emergência que vai acontecer no futuro”, diz Dani Colombo.
Outro passo fundamental, ela diz, é estudar sobre investimento, para saber minimamente o que se está fazendo.
Uma alternativa para o investidor que não tem muito tempo disponível ou disposição para estudar o mercado a fundo é escolher com critério uma boa assessoria de investimento, além de casa de análise de confiança e gestores capacitados.
“No mínimo, a pessoa tem que pegar um relatório de uma empresa ou de um fundo de investimento e entender o que está sendo dito ali, acho que é um bom parâmetro do mínimo que você deve saber para começar a investir”, recomenda.
O assessor de investimento, inclusive, poderá auxiliar na identificação do perfil de risco e na montagem da carteira.
“Melhor do que ver um vídeo no Youtube e sair comprando sem conhecimento é você contar com um profissional capacitado que vai te ajudar a entender o objetivo do investimento e buscar o melhor caminho para alcançar essa meta”, diz Moran.
Um exemplo da falta de conhecimento financeiro do brasileiro, diz Dani Colombo, é a quantidade de pessoas que ainda estão na poupança. “Entre a poupança e o Tesouro Selic, muitas pessoas dizem que preferem a poupança porque, assim, não têm que lidar com cálculos de imposto de renda”, ela aponta. “Elas pressupõem que se colocarem o dinheiro em outro investimento que não a poupança vai complicar muito. Mas é falta de conhecimento mesmo”, diz.
Ao que Moran complementa que o Tesouro, inclusive, deposita o valor com os devidos descontos de imposto já feitos no resgate do título e que isso não fica a cargo do investidor.
Opções para iniciantes
Para facilitar a vida dos iniciantes, especificamente em Fundos Imobiliários, Carolina Borges apresentou na live duas opções de carteiras recomendadas bem interessantes.
Uma, dedicada a quem quer investir apenas R$ 200, e reinvestir os dividendos recebidos. E a outra, uma carteira com os três melhores Fundos Imobiliários do momento para investir já! Clique nos links e saiba mais sobre cada uma das carteiras.