A Petrobras tem novo indicado à presidência, e o ministro da Educação deixou o cargo sob o peso de acusações. Estas são algumas das manchetes que permeiam o noticiário desta terça-feira (29).
De acordo com o Valor Econômico, em relação à Petrobras, o economista Adriano Pires é o indicado a assumir a petroleira. A decisão é vista como um gesto político, em resposta aos reajustes aplicados pela companhia diante da escalada do preço do petróleo no mercado externo.
Já o ministro da Educação, Milton Ribeiro, deixou o cargo por suspeitas de corrupção.
O jornalão de economia elenca, ainda, que Eduardo Leite renuncia ao governo do Rio Grande do Sul (RS) e fica no PSDB.
O Globo destaca que o ministro da Educação cai após denúncia de corrupção.
Também informa que o presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, é demitido em meio a alta dos combustíveis.
O periódico acrescenta em suas manchetes que o Ministério Público (MP) e a Polícia Civil vão investigar atuação de vereador do Rio de Janeiro (RJ).
O Estadão, por sua vez, destaca que dez dias após revelação de gabinete paralelo liderado por pastores, ministro cai. Milton Ribeiro se demite sob pressão de evangélicos, que apontam desgaste com esquema exposto pelo jornal.
Em outra chamada, elenca que “Inflação do carro” chega a 17% em 12 meses com a alta dos combustíveis.
A Folha de S.Paulo traz que escândalo derruba Ribeiro do MEC. Ministro deixa cargo após suspeita de que pastores tenham criado balcão de negócios na Educação.
O periódico elenca ainda que para 68%, governo tem papel na alta dos combustíveis.
- Tenha acesso ao e-book melhores investimentos 2022
Internacional
Conforme noticiado mais cedo pelo Euqueroinvestir.com, os mercados operam em alta na manhã desta terça-feira (29) com a retomada das negociações entre Rússia e Ucrânia no radar do investidor.
Isso porque representantes dos dois países devem sentar-se à mesa novamente hoje em terreno neutro: as conversações estão previstas para ocorrerem na Turquia, país que se colocou como intermediador entre as partes.
O conflito no Leste-Europeu já passou de um mês e chega à soma de 10 milhões de refugiados, com boa parte deles ingressando e ficando na Polônia, país que também faz fronteira com a Ucrânia e teme ser a próxima atacada, caso o presidente Vladimir Putin não cesse a guerra.
Outra parte dos refugiados tenta ingressar na União Europeia sendo que em Portugal, por exemplo, a comunidade ucraniana já é a segunda maior do país, ficando atrás apenas dos brasileiros. O país tem 211 mil brasileiros e agora quase 30 mil ucranianos.
Todo esse panorama mexe na geopolítica mundial, influencia o preço das commodities, coloca em suspenso a produção de alimentos, deixa os governos temerosos, a população aflita e o mercado instável.
- Quer aprender a investir na Petrobras? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!