Com Luna sob pressão, o governo discute subsídio aos combustíveis, e inflação ajuda projeção fiscal, mas juro sobe. Estas são algumas das manchetes que permeiam o noticiário desta quinta-feira (17).
De acordo com o Valor Econômico, em relação ao presidente da Petrobras (PETR4), Joaquim Silva e Luna, ele sofre pressão por parte de ala governista em razão dos aumentos sucessíveis no preço dos combustíveis. Por isso, o governo federal cogita implementar algum tipo de subsídio para custear parte dos combustíveis e aliviar a pressão no bolso dos caminhoneiros e população em geral.
Em relação à inflação e juro, o jornalão elenca que o Banco Central (BC) revisou sua projeção para o PIB em 2022 de queda de 0,5% para crescimento de 0,2% e colocou a expectativa de IPCA em 6,5%. Os resultados fiscais de janeiro bateram recordes. A arrecadação de tributos federais cresceu 18,3%, em termos reais, ante janeiro de 2021.
O periódico traz ainda que o BC eleva juros e prevê Selic a 12,75% em maio. O Copom pretende acomodar na inflação deste ano o impacto direto da alta do preço de petróleo e alimentos em razão do conflito na Ucrânia, mas vai tentar impedir que essa alta contamine outros preços.
O Globo destaca que o BC eleva juros a 11,75%, patamar mais alto em 5 anos. O movimento para tentar conter aumento de preços é global.
Já o Estadão informa que delator diz que Ecovias deu R$ 3 milhões em caixa 2 a Alckmin. A PF não apontou indícios contra Alckmin, que considera as acusações injustas.
A Folha de S.Paulo, por sua vez, informa que servidores do BC farão paralisações diárias a partir desta quinta. Sindicato fala em possibilidade de greve por tempo indeterminado.
- Tenha acesso ao e-book melhores investimentos 2022
Internacional
Conforme noticiado mais cedo pelo Euqueroinvestir.com, os Futuros de Nova York operam em terreno negativo nesta manhã de quinta-feira (17), mesmo com o Federal Reserve (Fed) elevando os juros e a Rússia sinalizando acordo com a Ucrânia, embora nada de concreto tenha sido oficialmente informado até o momento, incluindo aí um cessar-fogo.
Outro sinal positivo por parte de Vladimir Putin foi a ordem para pagar títulos que o país tinha que honrar com o Ocidente. Esse movimento mostra que a Rússia tenta evitar default e ainda consegue quitar suas dívidas em dólares, mesmo com parte de suas reservas congeladas.
Um ponto de inflexão no mercado diz respeito a um novo avanço da pandemia de coronavírus na Europa, com Reino Unido, Áustria, Holanda, Grécia, Alemanha, Suíça e Itália registrando aumento no número de infecções, conforme a Universidade Johns Hopkins.
Somente na Alemanha, o número de casos diários passou de 67 mil no dia 6 de março para 237 mil na última sexta-feira (11). Na Ásia, a China implementou novamente um lockdown em uma de suas principais cidades esta semana. O mercado teme que isso possa refletir na cadeia de abastecimento global.
- Quer conhecer mais investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!