Os analisas projetam o Ibovespa aos 124,5 mil pontos este ano e a captação externa deve ser retomada. Estas são algumas das notícias que permeiam o noticiário desta segunda-feira (3).
De acordo com o Valor Econômico, em relação à bolsa brasileira, as projeções variam entre os 123 mil pontos, na mais pessimista (alta de 6,84%), a 138 mil pontos, na mais otimista, o que representaria ganho de 31,65%.
Também informa que a captação externa deve ser retomada, e o setor de saúde movimentou R$ 15 bilhões em 2021.
O Globo destaca que os governadores abrem o caixa para reajustes no ano eleitoral. Isso porque 2022 começa com aumento para servidores em ao menos 22 Estados.
Conforme o jornalão carioca, as eleições devem travar reformas e privatizações de Guedes e a Ômicron se apresenta menos agressiva por poupar pulmões.
O Estadão informa que 12 milhões de jovens no Brasil não estudam nem trabalham. Na pandemia, os chamados “nem-nem” chegaram a 30% da população de até 29 anos.
Também elenca que o Telegram vira desafio para combate a fake news na eleição, e o Mercado livre espera que o governo não eleve os impostos do setor.
A Folha de S.Paulo destaca que a tarifa e prejuízos do transportes criam impasse eleitoral. O déficit do setor supera R$ 21 bilhões, e municípios temem onda de protestos com aumento da passagem em 2022.
Já o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, faz sexta carta sobre inflação fora da meta.
Internacional
Conforme noticiado pelo Euqueroinvestir.com mais cedo, o ano de 2022 se apresenta cheio de incertezas para o investidor de maneira geral, boa parte delas oriundas da propagação da nova cepa ômicron.
Isso porque poucos dias atrás milhares de voos foram cancelados por conta da velocidade de contágio da variante, apesar de sua baixa mortalidade.
Nos Estados Unidos, alguns dos grandes bancos de Wall Street colocaram seus funcionários em home office nas primeiras semanas de janeiro.
Além da Covid-19, estão no radar do investidor a inflação e a política monetária.
Do lado corporativo, a Tesla segue chamando a atenção, principalmente porque a empresa de veículos elétricos reportou 308.600 entregas no quarto trimestre, superando as expectativas.
Ainda nesta segunda, o mercado divulgará dados referentes à atividade manufatureira e os gastos com construção.