O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma das obrigações que os investidores devem ficar atentos no início de 2024. O tributo é cobrado pelos estados ou Distrito Federal e deve ser pago pelos donos de veículos, seja à vista ou parcelado.
O valor do IPVA depende do modelo e do ano de fabricação do veículo, bem como do estado em que ele foi emplacado. Cada estado tem sua própria alíquota e calendário de pagamento, que podem ser consultados nos sites das Secretarias de Fazenda ou dos Detrans estaduais.
Como imprimir e pagar o IPVA 2024
Para emitir o boleto do IPVA, o motorista deve acessar o site da Secretaria de Fazenda do estado onde o carro foi emplacado e informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O serviço também pode ser obtido nos Detrans estaduais.
O contribuinte pode escolher entre pagar o IPVA à vista, com ou sem desconto, ou parcelado, em até cinco vezes, dependendo do estado. Em São Paulo, por exemplo, quem pagar o imposto em janeiro terá um desconto de até 3%. Quem optar por pagar em fevereiro, não terá abatimento. Quem preferir parcelar, poderá fazê-lo em três vezes, de janeiro a março.
O pagamento do IPVA pode ser feito pelos aplicativos e pelo internet banking dos bancos, nos caixas eletrônicos ou em qualquer agência bancária credenciada. Também é possível pagar em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento dos estados.
- Leia também: Reforma tributária: o que muda em IPVA e IPTU
Quando vence o IPVA 2024
As datas de vencimento do IPVA variam de acordo com o final da placa do veículo e o estado em que ele foi emplacado. Em São Paulo, por exemplo, o vencimento da primeira parcela ou da cota única com desconto será no dia 11 de janeiro para os veículos com placa com final 1. O vencimento da cota única sem desconto será no dia 11 de fevereiro.
Os demais finais de placa terão vencimentos nos dias seguintes, conforme o calendário disponível no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento.
IPVA é obrigatório e pode gerar multa
O pagamento do IPVA é obrigatório e quem não quitar o imposto pode ter o nome inscrito na dívida ativa da União, além de pagar multa e juros. Além disso, o licenciamento do veículo só pode ser feito após o pagamento do IPVA e do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).
O IPVA é um imposto que tem como objetivo arrecadar recursos para os estados e municípios, que devem aplicar o dinheiro em áreas como saúde, educação, segurança e transporte. Do total arrecadado, 50% ficam com o estado e 50% com o município onde o veículo foi emplacado.