Depois de subir de -0,20 para 17,20 pontos entre junho e julho, o Índice Empire State de Atividade Industrial recuou para 3,70 pontos em agosto. E ficou bem abaixo da expectativa de 15 pontos do mercado. A divulgação foi feita nesta segunda-feira (17) pelo Federal Reserve (Fed) de Nova York.
Vale lembrar que, em abril, pior mês da crise do coronavírus nos EUA, o indicador teve sua pior leitura histórica. Naquele mês, registou -78,20 pontos. Em maio, o índice registrou -48,50 pontos. E em junho, -0,20.
De acordo com o relatório, o mês de agosto teve poucas mudanças no cenário industrial. O índice de novos pedidos caiu dezesseis pontos, para -1,7, indicando que os pedidos se estabilizaram. O índice de embarques caiu doze pontos, para 6,7, apontando para um aumento modesto nas remessas.Os prazos de entrega ficaram estáveis.
O índice que avalia a expectativa futura quanto aos novos negócios desceu quatro pontos, para 34,3, sugerindo que as empresas permaneceram otimistas sobre as condições futuras, embora menos do que nos dois meses anteriores.

Reprodução/Fed Nova York
Índice de produção industrial do Fed
Na sexta-feira (14), o Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, já havia publicado seu índice de produção industrial, que ficou em 3% em julho, ante 5,7% de junho (ajustado dos iniciais 5,4% divulgados anteriormente). Apesar do recuo na comparação mensal, a leitura veio dentro da expectativa do mercado.
O maior ganho em julho foi da indústria de veículos motorizados e peças, que cresceu 28,3%.
- Conheça os benefícios de se ter um assessor de investimentos