O Ibovespa opera em queda de 0,84%, aos 119.797 pontos, perto das 13h26, nesta quinta-feira (26).
O Ibovespa passou o dia em cautela, sem um forte gatilho doméstico ou externo. A boa notícia no cenário brasileiro do dia é que os números de abertura de vagas de trabalho formais vieram maiores que o esperado. Já o mercado internacional aguarda as próximas falas dos representantes do Federal Reserve sobre as políticas monetárias. De acordo com a Agência Reuters, analistas esperam que Jerome Powell ofereça no último pregão da semana novas pistas sobre quando o Fed pode começar a reduzir suas compras de ativos, embora não exista a expectativa de surpresas ou anúncios capazes de agitar muito os mercados.
O que mais mexe no Ibovespa
O Caged, divulgado nesta manhã, veio alto, com saldo líquido de empregos formais positivo em 316,580 mil vagas em julho. A projeção era por 300 mil vagas.
A Confiança da Construção, da FGV, subiu 0,6 ponto em agosto, chegando a 96,3, nível idêntico do observado em março de 2014. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) recuou de 1,24% para 0,56% este mês.
Na quarta-feira (25), foi divulgada a arrecadação da Receita Federal, que bateu recorde, crescendo 35,47% em julho em termos reais sobre o mesmo mês do ano passado. O total é de R$ 171,270 bilhões.
Com IPCA-15 batendo os 9% em 12 meses, o mercado revisa suas apostas para a inflação e também para a Selic – já há quem aponte em mais 8% ao ano para a taxa básica de juros até dezembro.
Na divulgação de ontem (25), o alto preço da energia elétrica foi o grande vilão da vez. E este cenário pode se manter assim, se a crise hídrica continuar sem solução a curto prazo.
Outro item crítico foi a gasolina, que subiu mais de 39% em 12 meses. Entenda aqui a razão do combustível estar tão caro.
Mas o investidor pode proteger seus investimentos do aumento de preço e nós explicamos como.
O que mais é notícia:
- No campo político, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recusou o pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes, alegando falta de fundamentação legal, e pediu “pacificação e união” entre os poderes.
- O STF começou a julgar a autonomia do Banco Central e o placar está em 1 a 1, com tendência à manutenção da aprovação. A votação segue nesta quinta.
- O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu compreensão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento de decisões que impactem o orçamento. Ele se referia às questões dos precatórios e da inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins. Segundo Guedes, com as decisões dos ministros desfavoráveis ao governo está ficando impossível manter o teto de gastos.
- Por fim, o governo federal desistiu de incluir a Casa da Moeda no Programa Nacional de Desestatização (PND). Mas incluiu 18 ativos a serem privatizados ou concedidos à iniciativa privada.
Exterior
A segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA apontou crescimento de 6,6% no segundo trimestre no dado anualizado, ante 6,5% da prévia, e veio pouco abaixo da expectativa de 6,7%.
Também foram divulgados os novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA, que ficaram em 353 mil, ante projeção de 350 mil.
E começa hoje o simpósio de Jackson Hole, que é o tema da semana. Mas a expectativa é pelo discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, que fala amanhã (27) e pode dar alguma sinalização que interessa ao mercado quanto à retirada de estímulos da economia.
Para que o tapering comece, defende Powell, a inflação deve estar sob controle, o mercado de trabalho aquecido, e a pandemia controlada. Até aqui, muitos indicadores econômicos têm vindo contraditórios, o que leva a crer que os estímulos ainda devem seguir por um período.
Ibovespa: ações
As ações do Banco Inter (BIDI11) são destaque na sessão desta quinta-feira no Ibovespa. Por volta das 13h26, os papéis da companhia sobem 6,09%. Essa alta vem um dia após o Banco Inter liderar as quedas no Ibovespa. Na quarta-feira, as ações do banco chegaram a cair 4,42%.
A segunda maior alta é da Lojas Americanas (LAME4), que sobe 3,27%.
A terceira empresa com a maior alta da bolsa é a Americanas S.A. (AMER3). Esta tem crescimento de 2,66%.
Em seguida, a Petrobras (PETR3), que tem alta de 0,46%.
Por fim, entre as altas, vem Weg (WEGE3), com variação positiva de 0,44%.
Dólar
O dólar tem alta de 0,59%, a R$ 5,2425, por volta das 13h26.
O dólar ampliou a alta do dia por conta da perda de força das bolsas em Nova York. Além disso, repercutem as falas do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou que a alta combustíveis é fruto de exterior, pressão política no dólar e crise hídrica. Ainda, Guedes minimizou o atraso nas votações de reformas no Congresso e continua defendendo o parcelamento dos precatórios.