Em momentos de crise ou de extrema instabilidade na economia, proteger seu investimento é de fundamental importância. Nesta pauta, você aprenderá como fazer isso através do hedge..
O que é hedge?
Hedge é uma palavra de origem inglesa e que significa cobertura. No mercado financeiro, hedge é, frequentemente, usado como uma ferramenta poderosa de proteção do ativo para se evitar oscilações bruscas no preço.
O hedge é muito usado nas operações financeiras do mercado de renda variável. Usa-se essa ferramenta para se ter um maior controle do risco em relação ao negócio que está sendo realizado.
Quando o hedge começou a ser usado?
O hedge começou a ser usado no século XIX, devido a necessidade que os produtores rurais tinham para fixar o preço futuro das commodities (mercadorias). Essa forma de proteção do capital contra grandes oscilações nos preços, ficou conhecida como cerca e limite. Dessa forma, os produtores rurais conseguiam garantir preços bem próximos da realidade de mercado.
Quem faz o hedge não está preocupado e nem pensando em obter lucro ao final da operação. A pessoa deseja ter a garantia do preço de um produto ao final de um determinado período de tempo, onde ele irá comprá-lo ou vendê-lo.
Exemplo prático de como funciona o hedge?
Vamos imaginar que o preço da saca de 60 quilos de café esteja cotada a 400,00.Como o produtor não vai saber com exatidão qual o seu preço daqui a um ano, para não perder dinheiro na hora da venda , ele compra uma opção de venda de 400,00 na Bovespa.
Em outras palavras, o produtor de café compra o direito, mas não a obrigação de vender o contrato do café pelo preço atual de 400,00 com vencimento para um ano.
Por exemplo, se o preço da saca de 60 quilos do café cair abaixo de 400,00 haverá prejuízo na colheita, mas será garantido o preço de 400,00 a saca para venda na Bovespa.
Agora, por exemplo, se a saca do café se valorizar, ficando acima de 400,00 o produtor não é obrigado a vender os contratos neste preço, assim, poderá vender o café com um preço mais alto.