Dono de marcas como Ipiranga, Extrafarma e Ultragaz o Grupo Ultra (UGPA3) tem mais de 80 anos de história.
A empresa faz parte do Novo Mercado e do Ibovespa. Com sede em São Paulo (SP), alcança, por meio de seus negócios, cerca de 85% dos municípios, e está presente em quase todos os Estados do Brasil. Sua presença se estende também a sete países e conta atualmente com cerca de 16 mil colaboradores.
Vamos conhecer melhor a empresa?
História da companhia
Fundado em 1937, o Grupo Ultra (UGPA3) é hoje um dos principais grupos empresariais do país. A empresa mantém posições de liderança nos segmentos de negócios em que atua:
- Atuação na cadeia de óleo e gás através da Ipiranga, no setor de combustíveis; da Ultragaz, no segmento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP); e da Ultracargo, na armazenagem de granéis líquidos;
- Indústria de especialidades químicas, por intermédio da Oxiteno;
- Presença no varejo farmacêutico, com a Extrafarma.
A trajetória do Grupo Ultra é marcada pelo pioneirismo, combinando inovação com sustentabilidade.
A inovação é aplicada de maneira contínua no desenvolvimento de novos produtos e negócios, na adoção de novos procedimentos e tecnologias operacionais e, principalmente, na identificação de novos nichos de mercado.
O desenvolvimento de produtos à base de matérias-primas sustentáveis, como faz a Oxiteno, e a implementação de programas para gestão de emissão de gases de efeito estufa, como o Programa Carbono Zero da Ipiranga, são exemplos da visão de sustentabilidade.
Grupo Ultra (UGPA3) na bolsa brasileira
Entre as iniciativas pioneiras do Grupo Ultra estão a abertura de capital em 1999, simultaneamente na B3 e na New York Stock Exchange (NYSE).
A companhia foi a primeira empresa no país a oferecer a todos seus acionistas o direito a tag along a 100% do valor de ofertas pelo controle, em 2000.
Em 2011, a empresa ampliou o alinhamento de interesses dos acionistas com a conversão de ações preferenciais em ordinárias com direito a voto na proporção de 1 para 1.
O Grupo Ultra tem sido um dos líderes no desenvolvimento e na adoção das melhores práticas de governança corporativa no Brasil. A companhia utiliza o mercado de capitais não somente como fonte de recursos de investimentos, mas como indutor de desenvolvimento.
O Grupo Ultra integra hoje 11 índices da B3, sendo eles: Ibov (Bovespa), IBrA (Brasil Amplo), IBrX-100 (Brasil 100), IBrX (Brasil), ICO2 (Carbono Eficiente), IGCT (Governança Corporativa Trade), IGCX (Ações com Governança Corporativa), IGNM (Governança Corporativa – Novo Mercado), ITAG (Ações com Tag Along Diferenciado), IVBX-2 (Valor BM&F Bovespa) e MLCX (Mid-Large Cap).
As empresas do Grupo e suas estratégias
Ultrapar
A trajetória de mais de 80 anos do Grupo Ultra é marcada por um processo contínuo de expansão e alocação de capital eficiente, que tem como alicerces traços peculiares de cultura corporativa que explicam as posições de liderança nos mercados de atuação e a longevidade dos negócios.
Como parte do processo de planejamento estratégico, o Grupo Ultra avalia de forma sistemática oportunidades de crescimento e/ou diversificação do seu campo de atuação, sempre em linha com os princípios e direcionadores da empresa.
Perspectivas de crescimento:
- Oportunidades nas verticais de energia e infraestrutura, com foco crescente em transição energética (gás natural/renováveis);
- Crescimento no setor de varejo de conveniência;
- Potencializar as iniciativas digitais (Abastece aí);
- Foco no aumento de capacidade dos negócios e ganhos de eficiência e produtividade.
Ultragaz
A Ultragaz é a maior distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do Brasil e atua em dois segmentos comerciais: o granel, constituído por clientes comerciais, industriais e condomínios residenciais; e o envasado, formado pelos consumidores residenciais.
A Ultragaz foi pioneira no segmento granel, com negócios voltados a pequenas e médias empresas (PMEs) e ao agronegócio. Portanto, mais diretamente vinculados ao desempenho da economia.
No segmento envasado, os tradicionais botijões azuis são utilizados principalmente para a cocção, influenciado pelo crescimento populacional e, portanto, resiliente ao comportamento da economia.
A Ultragaz se apoia na transformação digital como ferramenta estratégica e acredita na criação de squads e conexão com startups e hubs de inovação para alavancar os resultados.
Além da conexão com o ecossistema, a Ultragaz emprega inovações para a aproximação com os consumidores finais, com uma nova forma de relacionamento comercial, por meio, por exemplo, de vendas via aplicativos e marketplaces.
Perspectivas de crescimento:
- Foco em segmentos mais rentáveis e desenvolvimento de novas aplicações;
- Aproximação do cliente final e fortalecimento da rede de revendas;
- Desenvolvimento de pessoas e pipeline de liderança;
- Protagonismo na inovação digital;
- Expansões de infraestrutura nas regiões Norte e Nordeste.
Ultracargo
A Ultracargo tem posição de liderança em armazenagens de granéis líquidos e opera nos principais portos do Brasil, com terminais modernos e estrutura completa de armazenagem e movimentação de produtos químicos, combustíveis, biocombustíveis e óleos vegetais.
Tais características permitem o aproveitamento de oportunidades proporcionadas pelo crescimento econômico, pela falta de infraestrutura logística no Brasil e pela grande flexibilidade operacional.
A presença em vários portos importantes é resultado de uma estratégia robusta de aquisições e expansões. A Ultracargo está presente nos portos de Aratu, Santos, Suape, Itaqui, Rio de Janeiro, Paranaguá e, futuramente, Vila do Conde.
Perspectivas de crescimento:
- Aumento da relevância em operações portuárias;
- Ampliação da presença geográfica;
- Exemplo em segurança e geração de impacto socioambiental positivo a partir das operações e práticas empresariais;
- Construção de cultura de alto desempenho e desenvolvimento de pessoas;
- Fortalecimento da gestão por resultados e máxima eficiência em processos;
- Avanços em iniciativas de transformação digital para aumento da eficiência operacional.
Oxiteno
Pautada pela inovação e sustentabilidade, a Oxiteno é uma empresa química líder na produção de tensoativos e produtos químicos especializados.
Presente em oito países, sua estrutura conta com 11 unidades industriais localizadas no Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai e escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia.
A Oxiteno se diferencia pela capacidade de resposta às demandas dos clientes, com os quais atua de forma próxima na co-criação de produtos, sempre tendo como norte a busca de soluções ecoeficientes e o atendimento às necessidades especificas de cada um deles.
Outra característica marcante da estratégia comercial da Oxiteno é a utilização de matérias-primas renováveis. Isso permite a diferenciação por meio do desenvolvimento de produtos aderentes às novas exigências ambientais.
Perspectivas de crescimento
- Aumento da relevância das especialidades no mix de vendas;
- Iniciativas para reforço e melhoria do posicionamento de mercado existente;
- Desenvolvimento organizacional e de pessoas;
- Transformação digital e inovação com soluções personalizadas para os clientes;
- Investimentos em melhorias de processos com impactos positivos nas vertentes ambiental, de saúde e segurança.
Ipiranga
A Ipiranga é uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil e consolidou, nos últimos anos, a construção de um novo modelo de gestão por unidades de negócios, que tem como objetivo levar a melhor proposta possível aos consumidores, parceiros, revendedores e franqueados da marca.
As unidades de negócios operam em uma cadeia integrada, têm uma mesma governança e trabalham conforme a estratégia de cada marca.
São quatro unidades de negócios da Ipiranga:
Comercial e rede de postos: principal negócio da Ipiranga, tem como estratégia central o relacionamento com os revendedores, através do suporte às suas atividades e reconhecimento do valor que trazem para toda a cadeia. O objetivo é assegurar maior competitividade e solidez financeira, além de garantir mais e melhores produtos e serviços;
Mercado empresarial: unidade de negócios que atua no atendimento a grandes consumidores B2B, com oferta de produtos e serviços para diversos segmentos;
AmPm: as lojas de conveniência ganharam nova imagem, estão mais digitais aos consumidores, e passaram por uma revisão da experiência de consumo para uma jornada de compras mais intuitiva e inteligente nas lojas físicas, com um mix de produtos focado no food service. Como estratégia de complemento à rede, foram abertas lojas com operação própria;
Jet Oil: maior rede de unidades de trocas de óleo e serviços automotivos do Brasil, a Jet Oil redesenhou suas operações e formou equipes de atendimento no campo dedicadas ao negócio dos franqueados.
Perspectivas de crescimento:
- Evolução da diferenciação e inovação através do posto completo;
- Expansão e evolução em varejo de conveniência;
- Garantir condições competitivas de suprimentos por meio do desenvolvimento de infraestrutura logística, de qualificação para importação e trading de combustíveis;
- Aumento da eficiência operacional assegurando custos competitivos;
- Evolução do modelo de organização para mais ágil e digital.
Extrafarma
A Extrafarma figura entre as sete maiores redes de varejo farmacêutico do Brasil, apresenta posição de liderança nas regiões Norte e Nordeste e atua em um segmento caracterizado por um elevado potencial de crescimento e formalização.
Os principais drivers de mercado que oferecem condições para uma trajetória de expansão da Extrafarma são o envelhecimento médio da população brasileira, o baixo consumo per capita de medicamentos e o maior acesso a produtos de higiene, beleza e medicamentos.
Perspectivas de crescimento
- Atuação mais seletiva nas regiões de maior rentabilidade
- Foco na melhoria da estrutura logística e sistemas de informação
- Transformação digital (melhoria de sistemas de TI, gestão de lojas e desenvolvimento de soluções para alavancar as vendas digitais)
Resultado do 2TRI21
O Grupo Ultra (UGPA3) reportou lucro líquido ex-impairment de R$ 290 milhões no segundo trimestre de 2021 (2TRI21). O resultado inclui efeito de uma baixa contábil realizada na rede de farmácias Extrafarma, que foi vendida para a Pague Menos. Sem este efeito, a empresa teria registrado prejuízo de R$ 18 milhões no lucro líquido ajustado.
O lucro de R$ 290 milhões, segundo a empresa, foi fruto do maior EBITDA e da melhora no resultado financeiro.
A Ultrapar (UGPA3) registrou queda de 18% no Ebitda ajustado no 2TRI21. O indicador caiu de R$ 611 milhões para R$ 503 milhões.
A receita líquida teve alta de 80%. Assim, passou de R$ 15,8 milhões para R$ 28,5 milhões no 2TRI21, em função do maior faturamento em todos os negócios, principalmente na Ipiranga.
Composição acionária
Mais de um quarto (25,07%) das ações do Grupo Ultra (UGPA3) são da Ultra Participações S.A.
Outros 7,68% estão com a Parth do Brasil Participações, e 5,01% estão com a Blackrock.
O capital social da empresa é composto por 1.115.107.683 ações, das quais 1.084.337.016 estão em circulação no mercado. Investidores pessoa física são 33.534, enquanto os pessoas jurídicas são 805 e os institucionais são 1.483.
Desempenho da ação do Grupo Ultra (UGPA3)
Desde o início de 2021, as ações do Grupo Ultra (UGPA3) caíram 36,07%. Assim, saíram de R$ 24,12 no primeiro pregão do ano para R$ 15,42.
Por outro lado, na máxima histórica, ou seja, desde agosto de 2011, os papéis subiram 54,05%. A cotação saiu de R$ 10,01 para os atuais R$ 15,42.