O fundo recém lançado é mais uma opção para a demanda crescente por ouro nos últimos meses
O ouro é um dos metais preciosos mais procurado por quem deseja manter seus investimentos protegidos. Ainda mais quando o cenário é de incertezas quanto a condução da política econômica dos países.
A possibilidade de uma desaceleração global, as tensões comerciais entre China e EUA, além de uma série de outros eventos têm deixados os investidores mais cautelosos.
Pensando nisso, a gestora Vitreo Gestão de Recursos, lançou na última quinta-feira (19) um fundo de investimento multimercado baseado em ouro.
Com a denominação de Vitreo Ouro FIC FIM, o fundo oferece a oportunidade de aumentar a exposição da carteira ao mercado de ouro de forma fácil e barata.
“Em um cenário de taxa de juros cadente e com o investidor tentado a aumentar o risco dos seus investimentos, é importante que ele faça isso de uma forma mais segura — e é aí que entra a parte de diversificação”, segundo palavras de George Wachsmann, diretor de investimentos da Vitreo.
O que você precisa saber sobre o Vitreo Ouro
- O investimento inicial é oferecido à valores iniciais de R$ 1.000
- A taxa de administração cobrada pelo fundo é de 0,14% ao ano
- O resgate do patrimônio investido é feito após 6 dias da solicitação
- A rentabilidade do fundo só será divulgada após seis meses da sua constituição (de acordo com regras estabelecidas pela CVM)
- O fundo não possui taxa de performance pois visa seguir um índice
- A administração do fundo ficará sob a responsabilidade do Santander
- Incidirá imposto de renda sobre os rendimentos, conforme as regras aplicadas aos fundos multimercados
Composição da carteira do fundo de ouro
O Vitreo Ouro é composto por uma combinação de dois ativos:
-
ETFs de Ouro (GLD e IAU)
Cerca de 20% do patrimônio é alocado em fundo de ouro negociado na bolsa de valores americana NYSE. O ETF investe em ouro à vista no mercado americano.
-
Ouro à vista (OZ1D)
Aproximadamente 80% do patrimônio é alocado em ouro à vista negociado na bolsa de valores brasileira B3.
A gestora Vitreo foi criada em 2018 pelos sócios Alexandre Aoude, ex-chefe do Deutsche Bank no Brasil, Paulo Lemann, filho do bilionário Jorge Paulo Lemann, Patrick O’Grady, ex-sócio da XP Investimentos, Everson Ramos, Ilana Bobrow e Wachsmann.
Além disso, os ativos sob gestão da Vitreo somam mais de R$ 2,25 bilhões.
Quando, onde e quanto investir
O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.
Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.
No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.