O payroll, folha de pagamentos não-agrícolas oficial dos Estados Unidos, surpreendeu e apontou a criação de 379 mil postos de trabalho em fevereiro. A projeção era de criação de 182 mil vagas em fevereiro e 166 mil de janeiro (corrigido dos 49 mil).
A taxa de desemprego caiu a 6,2%, ante leitura anterior de 6,3%.

Reprodução/BLS
Com o resultado de alta no mercado de trabalho, os juros futuros tendem a seguir em alta nos EUA. A preocupação do mercado é de alta da inflação em um cenário de retomada econômica e do mercado de trabalho, com vacinação avançando e novo pacote de auxílio a caminho. Com isto, o rendimento dos papéis do tesouro sobe e pode provocar uma migração para eles, em detrimento das ações.
Apesar de o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powel, ter dito ontem (4) que não haverá alta na taxa de juros dos Estados Unidos “até que as condições macroeconômicas estejam satisfeitas”, isso não foi suficiente para os investidores, que vem acompanhando de perto a alta dos juros longos.
“Não aumentaremos juro apenas porque o emprego aumentou”, garantiu Powell.
Para BTG (BPACC11), payroll pode reduzir tamanho do pacote de estímulos
Para o BTG Pactual (BPAC11), o resultado do payroll traz como pano de fundo o aquecimento das discussões quanto ao pacote de estímulos no Senado americano.
Isto porque o resultado positivo do mercado de trabalho pode influenciar a decisão sobre o tamanho da ajuda que será proporcionada pelo governo. “Pode ser entendido, principalmente pelo lado republicano da casa, que a economia americana já está em ritmo acelerado de recuperação e o estímulo fiscal proposto, de 1,9 trilhão de dólares, é acima do necessário para estimular o crescimento econômico e a retomada ao pleno emprego”, afirma o banco em relatório.
Prévia apontou alta de 117 mil postos
Considerada uma prévia do payroll, a Pesquisa ADP, realizada junto a Moody’s Analytics, revelou na quarta-feira (3) que o setor privado abriu 117 mil postos de trabalho em fevereiro.
O resultado veio abaixo da projeção do mercado, que aguardava 177 mil vagas. A leitura de janeiro foi revista de 174 mil para 195 mil.
Segundo análise do BTG Pactual (BPAC11), o resultado apresenta uma desaceleração importante em relação ao dado de janeiro.
O resultado oficial do mercado de trabalho americano sai na sexta-feira (5) com a divulgação do payroll. A pesquisa ADP difere deste por não contabilizar os cargos públicos.