Nesta matéria, você conhecerá um dos fenômenos mais cruéis, nocivos e devastadores que a economia de um país pode enfrentar. Estou me referindo a estagflação. Essa palavra gera preocupação em governantes, economistas e, principalmente, na população.
O que significa estagflação?
Quando falamos em estagflação, estamos nos referindo a uma situação em que um país enfrenta, simultaneamente, um processo de recessão (diminuição da atividade econômica) e inflação alta.
Quando a palavra estagflação foi usada pela primeira vez?
A palavra estagflação foi usada pela primeira vez em 1965.
Como isso se deu?
Nessa época, o político britânico Sir Iain Macleod, fazendo uso da tribuna no Parlamento, alertava para as condições econômicas do Reino Unido. Segundo ele: “Agora temos o pior dos dois mundos: não apenas a inflação de um lado ou estagnação do outro, mas os dois juntos”. Essa afirmação acabou criando o neologismo (emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes) que perdura até hoje.
Quando a palavra estagflação ganhou notoriedade mundial?
A palavra estagflação ganhou notoriedade mundial em 1970.
O que houve nessa época?
Durante a década de 70, houve uma expansão excessiva de crédito e demanda agregada nos EUA. Isso elevou o endividamento tanto do governo americano quanto das empresas e dos consumidores. O auge dessa crise se deu a partir de restrições impostas pelos países produtores de petróleo, levando ao aumento dos preços da matéria prima e deixando em dificuldades produtores que dependiam muito fortemente da commodity. Essa situação trouxe pressão nos preços (inflação) em conjunto com a queda da atividade empresarial que, por estar bastante alavancada, teve dificuldades em realizar novos projetos. A estagflação também costuma apresentar uma grande queda na demanda por bens e serviços pela população. Além de uma escalada do desemprego.
Conheça algumas situações notórias de estagflação:
Reino Unido nas décadas de 1960 e 1970. O que houve nessa época?
Aconteceu o aumento da inflação de forma desordenada e a falta de uma política monetária (controle da oferta de dinheiro na economia) eficiente para controlar a situação.
Temos a estagflação na Alemanha do pós-guerra. O que houve nessa época?
Após a primeira guerra mundial, a Alemanha estava barbaramente endividada. Isso minava o seu crescimento econômico. Aliado a isso, o país vivia um quadro de inflação completamente fora do controle.
Saiba o que acontece com um país que enfrenta um quadro de estagflação:
- Haverá aumento da inflação.
- Queda da atividade econômica.
- Elevação do desemprego.
- Diminuição da arrecadação de impostos por parte do governo.
- Como consequência do item anterior, o governo terá menos dinheiro para fazer investimentos em áreas prioritárias, tais como: saúde, segurança, educação, etc.
Perceba que, a estagflação arrebenta as bases econômicas de um país. Esse é o pior dos mundos. A economia entra num circulo vicioso muito difícil de ser rompido.
Atualmente, o Brasil corre o risco de viver um quadro de estagflação?
No momento, a chance é remota. O que embasa nosso pensamento:
- A inflação está benigna, controlada e abaixo da meta estipulada.
- A economia brasileira está em ritmo crescente de expansão.
- O nível de investimentos no país está em elevação gradual.
- O índice de confiança do empresariado é o maior desde 2010.
- As taxas de juros estão nos menores níveis históricos.
- As famílias estão voltando a consumir.
- As empresas estão com capacidade de produção ociosa.
Esses são alguns dos fatores que descartam, por hora, a possibilidade de estagflação.
Qual foi a última estagflação que o Brasil viveu?
Esse fenômeno aconteceu em 2015, motivado por politicas expansionistas de crédito sem controle.
Como consequência, tivemos queda do PIB de 3,5% em 2015 e inflação de 10% segundo o IPCA. Diante desse quadro, o Brasil fechou 2015 com 8,6 milhões de desempregados.