O Dia do Cliente, celebrado nesta sexta-feira (15), é uma data que vem sendo celebrada desde 2003.
Ela foi criada por um empreendedor do Rio Grande do Sul, com a intenção de prestar homenagem aos consumidores.
A proposta rapidamente ganhou apoio, e em 2017, a Câmara dos Deputados oficializou o dia 15 de setembro como o Dia Nacional do Cliente. O projeto, agora, está em análise no Senado.
Conheça mais sobre a data.
O que é o Dia do Cliente
O Dia do Cliente está sendo amplamente falado e comemorado em diversas cidades brasileiras e, principalmente, nas redes sociais.
Mas tudo teve origem com o empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em marketing e recursos humanos, que desejava prestar homenagem aos consumidores.
Lançada há exatamente duas décadas, em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, a ideia da data já se consolidou como um evento significativo para o setor comercial.
Assim como em outras datas comemorativas ao longo do ano, o comércio eletrônico é um dos maiores beneficiados.
No ano passado, o setor de vendas online registrou um faturamento de R$ 5,8 bilhões durante a semana de celebração, conforme relatório da All Inn.
A perspectiva é que a relevância dessa data cresça ainda mais nos próximos anos, pois um projeto de lei de 2019 (PL n° 5985, de 2019) visa oficializar o Dia do Cliente em todo o território nacional.
Esse texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e encontra-se atualmente em análise no Senado, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
No relatório do relator do projeto, Rodolfe Rodrigues, do Amapá, ele afirma que do Dia do Cliente contribuirá para estreitar as relações comerciais entre fornecedores e consumidores, gerando uma melhor difusão dos direitos e deveres das partes que compõem as relações de consumo.
A escolha deliberada do dia 15 de setembro para celebrar o Dia do Cliente é estratégica, visando estimular o consumo durante um período que, de outra forma, não teria um apelo significativo para o aumento das vendas.
Ao oficializar essa data, a expectativa é que empresas, organizações e profissionais autônomos prestem homenagens aos seus clientes, o que, por sua vez, promoverá um aumento nas áreas de propaganda, marketing, indústria do entretenimento e comércio de brindes, conforme delineado no projeto.
O projeto em andamento destaca o potencial comercial do Dia do Cliente, visando integrá-lo ao já estabelecido calendário de datas tradicionais, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Dia dos Namorados e Dia das Crianças.
Diferenciação entre Dia do Cliente e Dia do Consumidor
O projeto também aborda a distinção entre o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor, que é celebrado em 15 de março.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, oficialmente, em 15 de março de 1983. Entretanto, a iniciativa é ainda mais antiga, dos anos 1960, quando o então presidente dos EUA, John Kennedy, fez um discurso salientando os direitos do consumidor.
De acordo com a proposta que está sob análise no Senado brasileiro, o consumidor é definido como alguém que adquire produtos exclusivamente para seu próprio uso, enquanto o cliente, além de ser um comprador frequente de um mesmo fornecedor, pode adquirir itens tanto para uso pessoal quanto para revenda ou outros processos produtivos.