A piora da pandemia da covid-19 teve menor impacto sobre a atividade econômica do que era previsto, de acordo com economistas ouvidos pelo jornal Estadão.
As previsões de alta do PIB subiram de 3,2% para 3,8% e risco de recessão é menor, dizem especialistas. Subiram suas estimativas o Credit Suisse, UBS, Bank of America e Goldman Sachs e as consultorias MB Associados e Parallaxis Economics, Ativa Investimentos, entre outros.
Conforme os economistas, os indicadores do primeiro trimestre indicaram que o isolamento social para evitar a propagação da covid-19 não foi tão rígido quanto no início da crise sanitária, em 2020.
Receita dos Estados resiste à 2ª onda e cresce 21%
O desempenho melhor que o esperado da economia beneficiou a receita dos Estados nos primeiros meses do ano, apesar do vácuo do auxílio emergencial de janeiro a março e da segunda onda da pandemia.
A arrecadação do ICMS consolidada de 18 Estados totalizou R$ 152,2 bilhões de janeiro a abril, com avanço nominal de 19,6% em relação ao mesmo período do ano passado e de 21,4% ante o de 2019, conforme dados do Conselho Nacional de Política Fazendária.
Em São Paulo, a arrecadação de ICMS atingiu R$ 56,3 bilhões de janeiro a abril, com alta nominal de 19,3% em relação ao mesmo período de 2020 e de 19,4% frente ao do ano anterior.
Agronegócio e mineração lideram investimentos
O setor de agronegócio e de mineração ganharam tração em meio à pandemia de covid-19. Dólar e preços de commodities altos favorecem exportações e fortalecimento dos setores.
Isso pode ser observado na atração de investimentos, no pagamento de impostos e nos balanços das companhias, conforme informou O Globo.
Verbas “paralelas“ irrigaram órgãos ligados ao centrão
A negociação foi operacionalizada através das emendas de relator, uma fatia do Orçamento usada para investimentos, obras e reforço para os caixas de municípios na área de saúde e educação, de acordo com reportagem do jornal O Globo.
O loteamento de cargos no governo federal possibilitou que parlamentares tivessem ainda mais controle sobre o destino da verba indicada por eles.
Atualização Covid-19
O Brasil teve 1.036 óbitos confirmados por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas a 435.751. Os novos casos positivados foram 40.941, de um total de 15.627.475 milhões.






