A Costco (COWC34), gigante de varejo dos EUA, está apreensiva com os números de inflação no país. É o que vêm dizendo executivos da empresa, de acordo com reportagem da CNBC.
Há uma discussão no Fed (o Federal Reserve, banco central americano) se a alta inflacionária vai ou não escalonar — debate que vem assombrando parte do mercado financeiro.
O Fed vem dizendo que pode subir os juros. As bolsas vêm apresentando oscilação conforme as notícias de alta vêm mostrando o comportamento dos preços.
A inflação ao consumidor nos Estados Unidos, medida pelo PCE, acelerou acima da projeção em abril. O núcleo do PCE, medida preferida do Fed para acompanhar a variação dos preços, e que exclui os itens voláteis, como alimentos e energia, subiu 3,1% na base anual, ante 1,9% de março. A expectativa era por leitura de 2,9%.
Na base mensal, o aumento foi de 0,7%, ante 0,4% do mês anterior e projeção de 0,6%.O PCE cheio subiu 3,6% na base anual, ante consenso de 3,5%. As informações foram divulgadas pelo Departamento do Comércio Americano.
A grande rede varejista afirmou, segundo a CNBC, que tem visto preços acelerados em uma série de produtos. À reportagem do portal, a Costco mencionou contêineres, papel alumínio e um aumento de 20% nos preços da carne em abril.
Costco: alta e maiores custos
“Percebemos cada vez mais fatores que indicam aumento da inflação”, afirmou à CNBC o CFO Richard Galanti na teleconferência de resultados fiscais do terceiro trimestre da empresa na quinta-feira (27).
“Esse comportamento pode ser visto em maiores custos de mão de obra, de frete, na demanda de transporte, além da escassez de contêineres e atrasos nos portos”, acrescentou. “Há aumento da demanda em várias categorias de produtos, e algumas faltas que incluem de chips a óleos e suprimentos químicos. Sem contar preços mais altos das commodities ”, afirmou ainda Galanti.
A Costco reportou, lucro de US $ 2,75 por ação no período, bem acima das estimativas de Wall Street, segundo a CNBC. Reportou também uma receita de US $ 45,3 bilhões, que também bateu previsto no mercado, que esperava o total de US $ 43,6 bilhões.
No entanto, esses números embutem preços mais altos que impactaram toda a linha de produtos da rede, disseram executivos da companhia à CNBC.
Custos aos clientes
Como outras empresas, diz a CNBC, a Costco relutou em repassar os custos aos clientes. A empresa espera que possa haver algumas pressões nas margens de lucro, apesar de não ter registrado impacto significativo até agora.
Muitos economistas e analistas do mercado encaram a atual onda de inflação como transitória. Veem uma série de problemas da cadeia de suprimentos que causaram picos nos produtos essenciais para a economia dos EUA e o consumo doméstico.
Galanti citou à CNBC aumentos de preços de até 8%. Exemplificou bens como papel e celulose, além de uma variedade de produtos plásticos, mais refrigerantes e queijo. Itens de vestuário tiveram aumentos de preços de 3% a 10%, atestou o executivo.
No geral, disse Galanti, a empresa verificou inflação na faixa de 1% a 1,5% em março, com aumento de 2,5% a 3,5% em maio.
“Alguns itens estão em alta e alguns itens, os preços de venda ainda não mudaram. E alguns itens estão até um pouco mais baixos ”, afirmou Galanti à CNBC. “Pensamos, novamente, que nos saímos muito bem em termos de controlar isso da melhor maneira possível, mas as pressões inflacionárias são maiores.”
De acordo com a CNBC, a Costco trabalhou para controlar as pressões de preços. Mas Galanti admitiu que “parte da [inflação] passou”.
No futuro, porém, o executivo acredita que itens como o frango assado e caixa de água podem ser impactados e terem seus preços elevados.