Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Nubank lança conta para menores: mas, afinal, o que é permitido no país sobre o tema?

Nubank lança conta para menores: mas, afinal, o que é permitido no país sobre o tema?

A educação financeira é um dos temas mais abordados no portal EuQueroInvestir. E, sobre isso, muitos pais preferem ensinar a gestão do dinheiro aos seus filhos de uma maneira mais prática, depositando quantias em suas contas correntes. No entanto, ainda há poucas opções de conta para menores

Uma delas é oferecida pelo Nubank (NU; $ROXO34), chamada de “Controle Parental”. Essa conta é destinada a jovens com idades entre 10 e 17 anos, cujos pais ou responsáveis legais sejam clientes do banco digital. 

Com essa conta, os pais podem transferir dinheiro para a conta de seus filhos e também monitorar os gastos deles, tanto com o cartão de débito quanto com transações via Pix.

Conta para menores: como funciona a legislação para conta bancária para crianças

Essa iniciativa do Nubank não é exclusiva. Outras instituições financeiras, como o Banco Inter ($INBR32), o Next do Bradesco ($BBDC4), o C6 e o Itaú ($ITUB4), já oferecem essa modalidade de serviço.

A legislação brasileira orienta que menores de 16 anos podem abrir uma conta bancária em seu próprio nome apenas com o consentimento dos pais ou tutores legais. Eles não têm a capacidade de iniciar uma conta bancária por conta própria.

Devido à natureza específica das contas para crianças, os bancos podem oferecer somente um cartão de débito, além de permitir que os pais determinem o valor máximo diário que pode ser utilizado.

Quais são os documentos necessários para abrir uma conta?

Assim como acontece com os adultos, a documentação necessária para abrir uma conta é relativamente simples. Os bancos geralmente requerem os seguintes documentos:

  • RG e CPF do responsável e da criança;
  • Comprovante de residência.

ABRA SUA CONTA NA EQI INVESTIMENTOS, AGORA CORRETORA!

Outras contas para menores

Ensinando as crianças a investirem
Freepik

Além do Nubank, como mencionado anteriormente, outras instituições financeiras oferecem contas para menores. Vale ressaltar que, para abrir essas contas em nome das crianças, é necessário que o pai ou responsável já tenha um relacionamento prévio com o banco.

Confira abaixo algumas opções de contas para menores de idade:

Conta Inter Kids

A Conta Kids do Banco Inter é uma conta digital 100% gratuita. Para ter acesso, seu filho precisa ter CPF e RG, e um responsável maior de 18 anos pode gerenciar a conta. 

A Inter Kids oferece um cartão de débito com o nome da criança e acesso a uma plataforma de investimentos com opções como CBDs, LCI, LCA e poupança, entre outros. 

Conta NextJoy

A NextJoy, do Banco Digital Next, é uma conta para crianças a partir dos 3 anos até adolescentes de 17 anos. Ela usa personagens da Disney para tornar as finanças mais atrativas e oferece recursos para a administração da mesada e tarefas do dia a dia. 

A conta inclui cartão de débito, Pix, recarga de celular e transferências gratuitas entre pais e filhos. Clientes NextJoy também desfrutam de descontos em lojas parceiras. 

Conta C6 Yellow

A Conta C6 Yellow é gratuita para crianças e adolescentes e oferece acesso a investimentos, cartão de débito e um aplicativo próprio conectado à conta do responsável no C6 Bank. 

Conta para Menores de Idade Mercado Pago

A partir dos 13 anos, é possível ter uma conta digital no Mercado Pago. A conta oferece um cartão de débito sem tarifas, a capacidade de enviar dinheiro do celular para saques autorizados, fazer pagamentos com QR code e recarregar celular e bilhete de transporte pelo aplicativo. 

A conta também gera rendimentos superiores à poupança, com um rendimento de 100% do CDI. 

Carteira Digital iti, do Itaú

O iti, banco 100% digital do Itaú Unibanco, permite a abertura de contas para menores a partir de 14 anos.

A conta oferece serviços como Pix, saque e cartão de débito, além de rendimento automático com 100% do CDI, sem cobrança de IOF.

Conta Z1

A Z1 é uma conta digital sem mensalidade para menores de 18 anos. Ela inclui um cartão de crédito pré-pago, transferências via Pix, compra de gift cards e recargas de celular diretamente no aplicativo.

Conta Blu by BS2

O Blu by BS2 é uma conta digital para menores que começa com um plano gratuito, permitindo um dependente e oferecendo opções de Pix e transações ilimitadas. Para obter um cartão de movimentação da conta, é necessário contratar o plano pago, a partir de R$14,90 por mês.

Você pode investir na educação do seu filho com o novo título do Tesouro Direto

Além de abrir uma conta para menores, outra maneira de aplicar os conceitos de educação financeira é investir com um objetivo educacional por meio do novo título do Tesouro Direto, o Educa+.

O Tesouro Educa+ oferece uma forma de economizar para a educação universitária de seus filhos. Inspirado pelo conceito SeLFIES, ele permite que qualquer pessoa acumule recursos ao longo do tempo, com taxas de retorno competitivas, baixo custo e risco mínimo.

As contas podem ser abertas para crianças com idades entre 3 e 18 anos, e os investidores podem receber o retorno, corrigido pela inflação, em parcelas mensais durante 5 anos a partir da data escolhida.

As taxas de custódia da B3 são isentas se o investimento for mantido até o vencimento, e há taxas de resgate antecipado variando de 0,10% a 0,50% ao ano, dependendo do período.

Por exemplo, se você tem filhos com dez anos de idade hoje, pode programar aportes para daqui a oito anos. Quando eles completarem 18 anos – a idade média de entrada na universidade -, o resgate dos recursos é realizado, e o fluxo de investimentos começa a ser recebido.

Esse investimento visa atender aqueles que desejam planejar o futuro universitário de seus filhos, permitindo que os recursos sejam resgatados quando eles ingressarem na universidade.