Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Consultoria do Senado questiona constitucionalidade do programa Verde Amarelo

Consultoria do Senado questiona constitucionalidade do programa Verde Amarelo

As discussões sobre a Medida Provisória Verde Amarela, lançada no último dia 11 de novembro, e que tem como ponto principal estimular a contratação de profissionais entre 18 e 29 anos por meio da redução das contribuições sobre a folha de pagamento, não devem parar tão cedo. Nesta quinta-feira (28), a Consultoria do Senado avaliou […]

As discussões sobre a Medida Provisória Verde Amarela, lançada no último dia 11 de novembro, e que tem como ponto principal estimular a contratação de profissionais entre 18 e 29 anos por meio da redução das contribuições sobre a folha de pagamento, não devem parar tão cedo.

Nesta quinta-feira (28), a Consultoria do Senado avaliou como inconstitucional a medida proposta pelo governo de isentar as empresas de tais contribuições, diminuindo os custos  em aproximadamente 30%.

Segundo a análise da Consultoria do Senado, revelada pelo site Poder 360, a Medida Provisória pode ferir a Carta Magna

“A Constituição não admite hipótese de não incidência de contribuição sobre a folha de pagamento, o que nos faz concluir pela inadequação da proposta governamental em isentar tais contribuições sobre os empregados contratados nos termos do contrato verde amarelo”, diz o parecer, encomendado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Outro ponto levantado pela Consultoria é em relação à taxação do seguro-desemprego, forma proposta pelo governo na MP como fonte de rendimentos para bancar o novo programa.

Publicidade
Publicidade

“Essa compensação não observará os critérios de equilíbrio financeiro e atuarial, dado que as contribuições vertidas pelos beneficiários do seguro desemprego serão destinadas, com efeito, a cobrir os direitos recorrentes da contagem do tempo de gozo desse benefício para fins de aposentadoria”, diz o documento.

O fim da multa de 10% do Fundo de Garantia paga pelas empresas à União em caso de demissão sem justa causa e a permissão para a liberação do trabalho aos domingos são outros problemas apontados pela Consultoria como inadequados e que deveriam ser tratados via projeto de lei.

Diante de tanta polêmica, Davi Alcolumbre, presidente do Senado, pensa em devolver a Medida Provisória sem sequer levá-la para votação.