O Banco Central (Bacen) é o responsável ) pela regulamentação e supervisão de todo o Sistema Financeiro Nacional. Nesta matéria, você conhecerá todas as funções desse órgão tão importante.
O que é o Banco Central?
O Banco Central (BC) é uma autarquia (entidade autônoma, auxiliar e descentralizada da administração pública, porém sujeita a ser fiscalizada e a tutela do estado), responsável pela elaboração das políticas monetárias do país.
Como é conhecido o Banco Central?
Pode ser chamado de Bacen (Banco Central), BCB (Banco Central do Brasil) ou, simplesmente BC.
Quando foi criado o Banco Central do Brasil?
O BC foi criado em 31 de dezembro de 1964, por meio da Lei número 4.595. Também chamado de Banco dos Bancos, o BC desempenha importante papel na política monetária do Brasil.
O que é política monetária?
O objetivo da política monetária é controlar o estoque de dinheiro em circulação na economia, tem como função calibrar as taxas de juros e equilibrar o crédito do país.
Quando e onde surgiu o primeiro Banco Central no mundo?
O primeiro BC surgiu na Inglaterra em 1694. A criação do BC Inglês serviu de inspiração para que outros países adotassem medida semelhante. Em 1800 a França criou o seu Banco Central. No ano de 1875, foi a vez da Alemanha. A história mostra que outros Bancos Centrais foram criados de forma sequencial, tais como: em 1882 o do Japão, a Itália em 1893 criou o seu, em 1913 foi a vez dos Estados Unidos criarem o Federal Reserve, conhecido popularmente como The Fed, ou Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos.
O que motivou e incentivou a criação dos Bancos Centrais pelo mundo?
A Conferência de Bruxelas, realizada durante a década de 20, motivou a criação de Bancos Centrais em todos os países.
Quais são as responsabilidades do Banco Central do Brasil?
Uma das principais, é controlar a inflação. Ele atua para que a quantidade de moeda na economia se mantenha equilibrada, gerando a estabilidade de preços. Uma função primordial do BC é cuidar da saúde de todas as instituições financeiras. O BC é o executor de todas as orientações e deliberações do CMN (Conselho Monetário Nacional). Obs: O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão superior do (SFN) Sistema Financeiro Nacional. O Conselho Monetário Nacional tem inúmeras responsabilidades, tais como: formular política de moeda e crédito, com o objetivo de estabilizar a moeda e fomentar o desenvolvimento econômico.
As responsabilidades do BC não param por aí, além de coordenar a política monetária, é o responsável pela área cambial, de crédito e de relações financeiras com o exterior. Além dessas, o BC tem inúmeras outras atribuições:
a) É o BC que emite papel-moeda e moeda metálica.
b) Faz os recolhimentos compulsórios e voluntários de todas as instituições financeiras.
c) Executa operações de redesconto e empréstimo as instituições financeiras.
d) Regula as operações de compensação de cheques.
e) Exerce o controle de crédito, dentre outras funções.