Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Para realizar compras do exterior, Brasil não vai precisar alterar legislação

Para realizar compras do exterior, Brasil não vai precisar alterar legislação

Foi anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes a intenção do Brasil em aderir ao Acordo de Compras Públicas (GPA) da Organização Mundial do Comércio.

Foi anunciado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes a intenção do Brasil em aderir ao Acordo de Compras Públicas (GPA) da Organização Mundial do Comércio. O anúncio foi feito no Fórum Econômico Mundial em Davos. A adesão não vai exigir que seja feita mudanças na legislação. De acordo com a Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia.

Segundo Paulo Guedes, ao aderir ao GPA haverá resultados na economia para o governo e redução na corrupção. Além de ampliar a integração comercial do Brasil, segundo informações da Agência Brasil. O GPA é composto por 48 países-membros. E tem como objetivo promover a abertura de compras governamentais, de forma mútua.

Sem haver distinção de origem, imposição de barreiras aos itens importados ou margem de preferência. No momento não há a necessidade de alterar a legislação, a respeito das compras governamentais no exterior. Segundo informações da Secretaria Especial de Comércio Exterior, as negociações é que vão identificar mudanças nas normas ou no mecanismo das licitações.

Isso, se os países integrantes da GPA solicitem condições mais abrangentes. Informações do Ministério da Economia para a Agência Brasil, apontam que as negociações com os países vão começar após a notificação formal do pedido do Brasil. Em que envolve órgãos federais, estaduais, municipais, além da parceria com o setor privado.

A decisão de solicitar a adesão ao GPA foi tomada em uma reunião da Câmara de Comércio Exterior. Em dezembro de 2019. Mas o anúncio só foi feito na terça-feira (21), pelo ministro Paulo Guedes no Fórum Econômico Mundial.

Publicidade
Publicidade

Na avaliação do Ministério da Economia, a adesão ao GPA além de aperfeiçoar a relação de custo-benefício das compras governamentais, resulta também em economia e contribuição ao ajuste fiscal. Onde com as cláusulas de transparência, é possível reduzir a corrupção.