Investir em FIIs em 2022 pode ser uma ótima pedida para a composição de parte do portfólio. Isso quer dizer que a queda recente vista no setor pode representar uma grande oportunidade de compra a preços descontados. A razão disso é o excelente pagamento de dividendos de alguns fundos.
Para entender melhor o que esperar de 2022 e como escolher bons FIIs, este artigo detalha bem o tema. Você lerá sobre as expectativas para o ano que já começou, saberá a razão da queda recente da indústria, e verá como fazer boas escolhas, além de verificar os destaques do ano que se passou.
Siga em frente e aproveite esta leitura!
Quais são as expectativas para o ano de 2022?
As expectativas a respeito do ano de 2022 vêm sendo repetidas por inúmeros analistas e casas de gestão do ramo financeiro. Trata-se de um período eleitoral e o passado já nos mostrou do que nosso país é capaz.
Em períodos de decisão pela cadeira presidencial, os mercados brasileiros costumam variar bastante. Considerando-se o clima de polarização surgido nos últimos anos, a pressão promete ser ainda maior em 2022.
Somado a isso, temos a saída de uma grande crise causada por uma epidemia. Os mercados globais sentiram seus efeitos, com suas cadeias produtivas sofrendo forte interrupção.
Com menos mercadorias sendo entregues, a inflação disparou em todas as nações. Com o Brasil não foi diferente e fechamos 2021 com esse dragão na casa dos dois dígitos.
Isso exigiu uma forte posição do Banco Central do Brasil, o que acabou trazendo impactos para a indústria dos fundos imobiliários, conforme explicitado no tópico a seguir.
Porque houve queda recente no valor das cotas dos FIIs?
Conforme vimos, a inflação disparou em todas as nações do planeta. No Brasil, ela fechou 2021 na casa dos 10% e isso ensejou uma reação do governo brasileiro para estancar esse avanço.
A solução encontrada foi o aumento da taxa básica de juros, índice que regula todas as operações de tomada de crédito no país e colabora ativamente para a expansão ou retração da economia.
No entanto, a taxa Selic também é o indexador da renda fixa, ou seja, ela é responsável diretamente pela remuneração dos títulos desse mercado.
Isso quer dizer que quando a Selic se eleva, os rendimentos da renda fixa também o fazem. Assim, o investidor passou a ver ótimas oportunidades nesse mercado e a migração de capital teve início.
E o ponto de saída desses recursos é a renda variável. Com a Selic em baixa, esse mercado se tornou atrativo. Com sua elevação, muitos investidores migraram para a renda fixa.
Isso fez com que houvesse queda recente no valor das cotas dos fundos imobiliários. Para muitos, isso poderia ser um ponto negativo, mas não para o investidor de médio e longo prazo.
A razão para isso é que o dividend yield acaba aumentando, já que o preço das cotas está mais baixo. Existe ainda o fato de que se trata de um bom momento para aportar mais capital, pois é possível comprar ainda mais cotas.
De fato, alguns fundos imobiliários foram duramente afetados pela crise ocorrida, em especial o de shopping centers e o de hotéis. Mas outros, pelo contrário, apresentaram ótimos resultados e ficaram apenas com preços descontados.
A missão do investidor passou a ser, então, encontrar esses bons fundos para colocá-los em carteira.
Como escolher bons FIIs em 2022?
Uma boa recomendação para encontrar bons fundos de investimento mesmo em um ano conturbado como promete ser o de 2022 é analisar primeiramente o segmento de atuação do fundo.
Dessa forma, é possível excluir algumas alternativas que não se mostram tão promissoras e colocar no radar boas opções.
É isso que indica a influencer Carol Dias, que em participação na Money Week citou os FIIs logísticos (com destaque para os galpões) e de lajes corporativas como sendo escolhas interessantes para o investidor.
Já para Juliano Custódio, CEO da EQI Investimentos, a palavra de ordem é a diversificação. Nesse sentido, sua análise alcança tanto a carteira como um todo, como também a parte voltada para fundos de investimentos imobiliários.
Isso quer dizer que não basta encontrar bons FIIs em 2022, é preciso diversificar entre os bons segmentos escolhidos. Isso faz muito sentido, pois o investidor não ficará a mercê de apenas uma gestão de apenas um fundo.
Assim, se um dado FII não corresponde as expectativas para o ano, os outros podem compensar a carteira e trazer bons pagamentos de dividendos que poderão ser reinvestidos na compra de novas cotas.
Quais foram os FIIs de destaque em 2021?
Apesar de ter ocorrido uma baixa na maioria dos valores das cotas dos fundos imobiliários, existiram diversos veículos que se destacaram no setor. Isso considerando tanto a valorização do patrimônio quanto o pagamento de dividendos.
Nesse sentido, um segmento em especial liderou os avanços na indústria de FIIs: foram os fundos de recebíveis imobiliários. Tratam-se de fundos de investimento que aplicam seu patrimônio em títulos do setor de imóveis.
Entre esses papéis, destacam-se os certificados de recebíveis imobiliários (CRI) e as letras de crédito imobiliárias (LCI).
Pelo fato de investirem em títulos e não necessariamente nos imóveis físicos, esses FIIs são conhecidos como fundos de papéis, e em 2021 eles realmente tiveram grande destaque: o fundo Urca Prime Renda Closed Fund (UPRP11), por exemplo, valorizou-se em nada menos que 42% em 2021.
Além disso, seu pagamento de dividendos também foi recorde no setor: houve retorno acumulado de 18,29% para os investidores do fundo via pagamento de dividendos, que são isentos de imposto de renda.
Outro destaque em retornos via dividendos foi o fundo SP Downtown (SPTW11) de lajes corporativas. Somados, os pagamentos em 2021 alcançaram 17,93% de retorno ao investidor.
Completam a lista os fundos Habitat Recebíveis Imobiliários (HABT11) com 15,59% de pagamento, o Devant Recebíveis Imobiliários (DEVA11) com 15,02% e o fundo Hectare CE (HCTR11) com 14,99% de dividendos pagos.
Como se pode ver, investir em FIIs em 2022 pode ser uma ótima alternativa de composição do portfólio. Mesmo apresentando queda recente no valor das cotas, existem ótimos fundos com preço descontado. Se bem analisados pelo investidor, os fundos podem se apresentar como uma excelente oportunidade de investimento.
Quer conhecer mais fundos imobiliários? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para apresentar as aplicações disponíveis!