Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
China retoma compras de carne bovina do Brasil a nível elevado

China retoma compras de carne bovina do Brasil a nível elevado

A China retomou as importações de carnes do Brasil a níveis elevados. Após uma desaceleração no primeiro bimestre devido ao coronavírus. O país asiático é a principal compradora de carne bovina, as informações são de uma reportagem da Reuters.

O anúncio foi feito por integrantes do mercado de importação. Uma fonte que faz parte de uma grande exportadora, falou com a Reuters sob condição de anonimato: “Os chineses voltaram a comprar com mais intensidade. Voltaram a fazer pedidos (maiores). Os preços não são os mesmos do fim do ano passado, mas são bons preços e com esse (patamar de) câmbio ajuda muito”.

Compras da China podem auxiliar o Brasil

Esse movimento, mais agressivo dos chineses possui potencial para beneficiar várias empresas. Como a Marfig, JBS e Minerva, as duas últimas empresas deram férias coletivas a seus colaboradores. Devido ao avanço do coronavírus em terras brasileiras.

O consultor de agronegócio do banco Itáu BBA, Cesar de Castro Alves concorda que houve uma melhoria nos negócios. Mas, por enquanto esse movimento, entre Brasil e China, não apareceu nos últimos dados referentes a exportação da carne.

De acordo com as informações da fonte da exportadora, a retomada dos pedidos da China ocorreu devido a diminuição de casos do coronavírus no país. Além do recuo nos estoques locais. O banco Itaú BBA estima: “O enfrentamento da peste suína africana (PSA) sugere necessidade (da China) de importação. De 2,9 milhões de toneladas de carne bovina neste ano”.

Publicidade
Publicidade

A Scot Consultoria divulgou um boletim, em que comentou a retomada de compras: “Com a China indicando a volta à rotina interrompida com a epidemia, a exportação de carne deverá continuar a ajudar no escoamento da produção”.

Segundo Gustavo Machado, analista da consultoria Agrifatto, no mercado físico o prêmio pago pelo gado do chamado “tipo China” já está em 10 reais por arroba.

Machado explica que o retorno de compra das carnes pela China pode auxiliar o Brasil. Principalmente agora, em que a economia brasileira está começando a sentir os efeitos do coronavírus.