O governo chinês suspendeu, neste sábado (25), voos turísticos ao exterior. Viagens domésticas também receberam estão restritas. A estratégia das autoridades é para tentar controlar o avanço do coronavírus.
Para frear a expansão do surto, agência de viagens, pacotes e excursões foram proibidas por Pequim, de acordo com declarações dadas pelo presidente Xi Jinping à emissora estatal CCTV. Parques temáticos do país foram fechados. O país está em meio às comemorações dos feriados Ano Novo Lunar, quando milhões de turistas circulam pela China.
Onze países têm pacientes com o vírus
A infecção do coronavírus já provocou a morte de 56 pessoas na China. O ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, afirmou, neste domingo, durante coletiva de imprensa, que o coronavírus está se fortalecendo. O governo informa que 1.975 foram diagnosticadas com a doença.
A cidade de Wuhan, com 11 milhões de habitantes, considerada o epicentro da epidemia, está isolada. Aulas em escolas e universidades estão suspensas. O comércio está fechado. Carros particulares não podem circular pelas ruas, que estão vazias depois que o governo pediu à população que só saía de casa em emergência.
Além da China e dos territórios autônomos de Macau, Hong Kong e Taiwan, pacientes com sintomas do vírus apareceram em 11 países: Tailândia, Austrália, Malásia, França, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Canadá, Arábia Saudita, Nepal e Vietnã.
“Situação é grave”
O presidente chinês Xi Jinping declarou em coletiva de imprensa, neste sábado (25), que a epidemia do coronavírus está “se acelerando” e que a “situação é grave no país”.
Jinping afirmou que cobrou ação mais rápida das autoridades do país para conter a epidemia viral. A Comissão Nacional de Saúde disse que 237 pacientes estão em condições graves.
Ano Novo Lunar
Os feriados do Ano Novo Lunar na China, com a duração de uma semana, começaram na sexta-feira. O evento aumenta a preocupação sobre a propagação do vírus: centenas de milhões de pessoas viajam para ver seus familiares e amigos.
Autoridades chinesas estão adotando medidas para lidar com os temores, isolando várias cidades e fechando famosos pontos turísticos e locais de entretenimento. O parque temático Disney Resort, de Xangai, e a Cidade Proibida, em Pequim, estão temporariamente fechados