Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Busca carreira no mercado financeiro? Conheça as principais certificações da área

Busca carreira no mercado financeiro? Conheça as principais certificações da área

As certificações financeiras são emitidas para atestar os conhecimentos técnicos dos interessados em atuar no mercado financeiro e podem servir como um trampolim para os interessados em trabalhar nessa área.

Quanto mais alto o salário, maiores são as exigências para ocupá-lo. O profissional interessado nessas funções precisa de certificações, que atestam sua capacidade para executar determina função.

Autoridades regulatórias e o próprio mercado de trabalho exigem esse “atestado” de conhecimento para atuação no sistema financeiro e de capitais.

Além disso, as certificações servem como filtros no recrutamento. Ou seja, dependendo da vaga quem não tiver determinada certificação está fora.

Confira abaixo as principais certificações para a atuação no mercado financeiro.

CPA-10

A Certificação Profissional ANBIMA (CPA-10) é considerada a porta de entrada para setor bancário, pois tem o objetivo de comprovar o conhecimento do profissional sobre o mercado financeiro de forma mais genérica.

O teste é aplicado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), que certifica os profissionais para atuar no varejo bancário.

A CPA-10 é obrigatório para trabalhar em instituições financeiras na área de prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, seja na rede física ou em plataformas de atendimento.

CPA-20

A CPA-20 é como subir mais um nível dentro segmento bancário. Isso porque essa certificação exige um nível de conhecimento maior que o CPA-10.

O profissional certificado CPA-20 está apto a lidar com investidores de alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais.

O profissional certificado com a CPA-20 também pode exercer a função da CPA-10. Ou seja, o CPA-20 substitui a necessidade de tirar o CPA-10. Por isso, muitos bancários optam por tirar o CPA-20 de uma vez.

CEA

Na Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA), a régua volta a subir porque essa certificação permite exercer as mesmas funções que a CPA-10 e CPA-20. A CEA é para profissionais que auxiliam gerentes de contas de investidores. O profissional CEA pode indicar produtos financeiros.

CGA

A Certificação de Gestores ANBIMA (CGA) é voltada para gestores de ativos, ou seja, o profissional que realiza a gestão de recursos de terceiros. Essa certificação é obrigatória para profissional que deseja ser gestor de fundos de investimentos.

AAI

A certificação de Agente Autônomo de Investimento (AAI), mais conhecida como assessor de investimentos é emitida pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord).

O profissional aprovado e credenciado a Ancord pode realizar a distribuição/venda de produtos financeiros aos investidores.

A profissão de assessor de investimentos é uma das que mais crescem no Brasil. Há um déficit grande desses especialistas em comparação com outros países em desenvolvimento.

PQO

O PQO também é emitido pela Ancord. A certificação visa atestar o conhecimento de profissionais que atuam nos mercados administrados pela B3.

Ao realizar a inscrição para teste, o profissional deve escolher o segmento de atuação que varia entre Operações, Compliance, Risco, Comercial, Back Office, Liquidação, Custódia e Cadastro.

CNPI

A Certificação Nacional do Profissional de Investimento (CNPI) é obrigatório para exercer a função de analista de investimentos, profissional que emite análises e recomendações de investimentos.

A prova é realizada pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec).

A certificação é dividida em três provas. Uma delas inclui conhecimentos básicos sobre o mercado financeiro e de capitais. Outra trata de abordagem fundamentalista e outra sobre escola técnica.

Assim, o profissional pode escolher entre CNPI para analistas fundamentalistas, CNPI-T para analistas técnicos e CNPI-P (Pleno) que pode exercer ambas atividades.

CFP

CFP (Certified Financial Planner) é um certificação de padrão de qualidade internacional, voltada para planejadores financeiros.

Os profissionais certificados podem atuar como consultores, avaliando objetivos e riscos de cada cliente para montar uma estratégia de investimento para cada perfil.

Essa certificação não é obrigatória, serve mais como distinção e sinônimo de qualidade.

Susep

A Susep é obrigatória para todos os corretores de seguros. A prova da Superintendência de Seguros Privados (Susep) exige apenas que o profissional tenha o Ensino Médio completo e seja maior de idade.

FBB

A FBB é destinada aos correspondentes bancários e divide-se entre as áreas de Consignado, Crédito Direto ao Consumidor e Financiamento de Veículos. A prova é realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

CA-300, CA-400 e CA-600

Essas certificações são voltadas para setor de crédito imobiliário. A CA-300 é  necessária para atuar como correspondente de crédito imobiliário junto às instituições financeiras.

A CA-400 é voltada aos profissionais que trabalham em agências bancárias e plataformas de atendimento de clientes em operações de credito imobiliário.

A CA-600 é pré-requisito para a comercialização de produtos de crédito imobiliário.

As certificações são emitidas pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

CFA

A CFA (Chartered Financial Analyst) é uma das principais certificações financeiras do mundo. A CFA não obrigatória para nenhuma profissão. Só que é a mais prestigiada certificação do mercado financeiro e também a mais difícil de ser obtida.

Além de passar na prova, o interessado precisa comprovar experiência direta no processo de tomada de decisão de investimento ou na produção de um produto de trabalho que informe ou agregue valor a esse processo.