Relatório do banco BTG Pactual (BPAC11) projeta que a taxa Selic na reunião desta semana tenha um aumento de 1 ponto percentual, chegando então a 11,75%. Mas para o fim do ano, a projeção agora é de 13,25% ante uma projeção anterior de 12,25%.
Essa mudança da projeção BTG ocorre depois que o boletim Focus também mudou sua projeção. Segundo a pesquisa divulgada pelo Banco Central, a taxa agora deve ir a 12,75% para o fim do ano, frente a 12,25% da sondagem anterior.
Segundo o BTG, BC deve manter o racional do último comunicado, elevando a Selic em ritmo menor em relação à última reunião.
BTG (BPAC11): guerra deve influenciar decisão
Segundo o banco, apesar de esperar um comportamento semelhante por parte do BC com relação à reunião anterior, a guerra na Ucrânia deve influenciar.
“O inesperado conflito entre Rússia e Ucrânia deverá ser pauta, uma vez que os preços das commodities pressionam revisões altistas para a inflação e o nível de sanções econômicas podem trazer impactos contracionistas para a atividade global”, diz trecho do relatório.
Para o banco, dado o nível de incerteza, o BC pode atuar mais firme no discurso, posicionando o balanço de riscos desfavorável de forma que sinalize um alongamento do ciclo de ajuste monetário.
O relatório apontou ainda que desde o último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), realizado em 2 de fevereiro, a invasão russa sob o solo ucraniano, que perdura mais de 20 dias, foi o principal evento entre-reuniões.
Deterioração adicional
Com isso, as expectativas de inflação apresentaram deterioração adicional ao redor do mundo em função do forte movimento de alta nos preços das commodities nos mercados de referência.
Apenas nestes dois meses e meio de 2022, o petróleo (brent) já subiu 40%, o minério de ferro (cingapura), creceu 27%, o trigo teve uma elevação de 44% e o gás natural, de 75%, segundo o BTG.