Sondagem do instituto Paraná Pesquisas mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) superaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2026. O ex-presidente tem 36% de preferência eleitorado contra 33% do petista, no cenário estimulado. Ciro Gomes (PDT) viria bem atrás, com 7,7%.
Também foram incluídos na pesquisa, o cantor Gusttavo Lima, com 5,1%; os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ambos com 2,7%; seguidos pelo governador do Pará, Helder Barbalho, com 1,1%.
Entre o público masculino, a Bolsonaro surge com 38,5% da preferência contra 32,5% do atual presidente. Já entre as mulheres, a preferência é por Lula, com 35% ante 33,7% de seu adversário.
Em cenário de segundo turno Bolsonaro x Lula, o ex-presidente venceria com 45,1% contra 40,2% do petista.
Eleições 2026: Bolsonaro tem ampla preferência entre evangélicos
A pesquisa mostrou ainda que o ex-presidente tem entre o público evangélico sua principal base, com ampla preferência. Nesse grupo, Bolsonaro tem 51,7% da preferência dos votos contra 20,9% de Lula.
Porém, entre católicos e os eleitores que professam outras religiões, a maioria é de Lula. O petista tem 39,4% de preferência do público católico contra 30,1% de Bolsonaro. Porém, entre outras religiões, a vantagem do ex-presidente é maior: 39,5% contra 26%.
Leia também:
Michelle Bolsonaro
A ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, também foi citada em outro cenário da pesquisa. Em um primeiro turno contra Lula, ela perderia, com 27,2% dos votos ante 34,1% do petista.
Porém, caso o segundo turno fosse entre ela e Lula, a ex-primeira dama seria eleita, ainda que com margem apertada, tendo 42,9% contra 40,5% do atual presidente.
Já se o candidato do PT fosse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Michelle teria um desempenho melhor em um eventual segundo turno, tendo 30,2% ante 18,8% do adversário.
Haddad também seria derrotado caso o candidato adversário fosse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que tem 23,9% da preferência do eleitorado contra 18,9% do ministro da Fazenda.
Você leu sobre eleições 2026. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!