Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Bank of America alerta que taxas negativas dos EUA podem prejudicar operações

Bank of America alerta que taxas negativas dos EUA podem prejudicar operações

O Bank of America citou, pela primeira vez, a possibilidade de um risco comercial em caso de taxas de juros negativas nos Estados Unidos.

A medida política não convencional tem sido um ponto de discussão para o presidente Donald Trump.

Isso porque, no início do mandato de Trump, o Federal Reserve havia aumentado as taxas de juros.

Além disso, as taxas de juros baixas desde a crise financeira de 2008 limitaram o ganho dos bancos com seus serviços de empréstimo.

Após anos de pequenos aumentos, o Federal Reserve cortou as taxas de juros três vezes no ano passado. A medida prejudicou o setor bancário e levou o Bank of America a desenhar uma perspectiva de receita de empréstimos para 2020.

Publicidade
Publicidade

“Uma mudança para taxas de juros negativas nos EUA pode resultar em receita mais baixa e manter ou aumentar a pressão sobre a receita líquida de juros, o que pode afetar adversamente nossos resultados operacionais”, informou o banco em comunicado.

Alguns países recentemente recorreram a taxas de juros negativas. Nesse sentido, eles cobram juros dos bancos sobre depósitos para fazer com que emprestem mais em uma tentativa de impulsionar a economia.

Nessa direção estão países como Suíça, Dinamarca, Suécia e Japão, que permitiram uma taxa abaixo de zero. As informações são da Reuters.

O presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, sinalizou que a autoridade monetária dos EUA manterá as taxas acima de zero. A justificativa de Powell para a decisão é de que taxas negativas não são adequadas para a economia americana, já que a mesma apresenta crescimento contínuo, um forte mercado de trabalho e inflação estável.