Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Ata do Fomc sinaliza que juros podem subir mais cedo e mais rápido

Ata do Fomc sinaliza que juros podem subir mais cedo e mais rápido

O Fed (Federal Reserve) divulgou hoje (5) a ata do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, na sigla em inglês, formado por dirigentes da instituição).

O Fed (Federal Reserve, o banco central americano) divulgou nesta quarta-feira (5) a ata do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, na sigla em inglês, formado por dirigentes da instituição).

Dirigentes do Fed afirmam que pode ser preciso elevar juros mais cedo e a um ritmo mais rápido do esperado, considerando especialmente as perspectivas para inflação e emprego.

Com inflação elevada por mais tempo que o previsto, termo “transitória” foi removido. Desequilíbrios entre oferta e demanda seguiram contribuindo para inflação alta.

Membros afirmaram ainda que vários indicadores sugerem pressões inflacionárias mais disseminadas.

Além disso, dirigentes do Fed destacaram que poderia ser apropriado começar a diminuir o tamanho do balanço patrimonial da instituição relativamente logo depois do começo do aumento da taxa de juros.

Publicidade
Publicidade

Emprego e atividade econômica

Os membros do Fomc afirmaram que o crescimento robusto nos EUA deve persistir ao longo de 2022. No entanto, gargalos na cadeia e emprego seguem limitando oferta ante forte demanda

Conforme a ata, desafios em suprimentos e emprego demorarão mais para se resolver do que o previsto.

Segundo a ata, o progresso em vacinação deu suporte à melhora de atividade e emprego. Setores mais afetados pela pandemia melhoraram nos últimos meses, mas seguem afetados.

Adicionalmente, os integrantes informaram que criação de empregos foi sólida nos últimos meses e desemprego caiu substancialmente.

Alguns dirigentes notaram aumentos salariais por conta da mão de obra escassa.

Para os membros do Fomc, atividade depende da evolução da pandemia e risco por novas cepas permanece. Melhora em gargalos suportará ganhos em atividade, emprego e redução da inflação.

Reação do mercado

Após à ata do Fed o S&P 500 cai 1,14%, o Nasdaq tem baixa 2,29% e Dow Jones recua 0,46%.

Já o Ibovespa opera aos 101.601,27 pontos, queda de 1,87%.

No câmbio, o dólar tem alta de 0,24%, para R$ 5,703.