Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Pesquisa Industrial Mensal (PIM): o que é e qual a sua importância para a economia

Pesquisa Industrial Mensal (PIM): o que é e qual a sua importância para a economia

A Pesquisa Industrial Mensal é um índice pouco conhecido pela população, mas que diz muito sobre o desenvolvimento industrial do Brasil. É um indicador que mostra o impacto da indústria na economia e na vida de cada cidadão.

Não devemos considerar o PIM-PF como o único índice para medir aspectos da indústria. Porém, não deixa de ser fundamental para as análises econômicas. Então, vale conhecer o indicador.

O que é a Pesquisa Industrial Mensal

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) é um indicador que mostra o crescimento da indústria de uma região no curto prazo. As avaliações são feitas mensalmente, podendo ser em escala nacional ou regional.

Em 2012, houve uma reformulação na metodologia usada no índice, com a divulgação dos resultados em 2014. Os principais objetivos da mudança foram:

  • Atualizar a amostra de produtos, atividades e informantes;
  • Atualizar a metodologia, com o uso de índices mais recentes;
  • Integrar às necessidades do Sistema de Contas Nacionais.

São incluídos na Pesquisa Industrial Mensal as indústrias extrativistas e transformadoras. Além disso, foram criadas subdivisões para fazer uma avaliação mais específica de cada setor. São elas:

Publicidade
Publicidade
  • Bens de capital;
  • Bens de consumo duráveis;
  • Bens de consumo semi/não duráveis;
  • Bens intermediários.

Dados de 2021

Em fevereiro de 2021, o IBGE apurou que houve uma queda de 0,7% na produção industrial, o que representa uma quebra da sequência de nove meses seguidos de crescimento. Nesse período, a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) apontou alta de 41,9%.

Um dos setores mais impactados foi o automotivo. Segundo Roberto Secemski, economista do Brasil do Barclays, o motivo foi a retirada de incentivos e a falta de insumos, que gerou a interrupção das atividades no Polo Industrial de Manaus nesse começo de ano.

A Ford, que anunciou o encerramento das operações em suas fábricas no Brasil, é um dos principais exemplos desse fenômeno.

Já em março de 2021, houve uma queda de 2,1% no índice. O setor que apresentou a maior queda foi o de confecção de artigos e vestuário, tendo encolhido em 14,1%. Isso se deve principalmente à piora da pandemia e aos novos fechamentos do comércio.

Relevância da Pesquisa Industrial Mensal para o mercado

A Pesquisa Industrial Mensal é um dos principais índices que mostram o desempenho do setor industrial brasileiro. Por ser mensal, reflete os impactos momentâneos do cenário econômico e dos ocorridos na sociedade na indústria brasileira.

Pontos negativos

Esse índice é independente de outros fatores como desemprego e arrecadação de impostos. Ou seja, a PIM pode estar baixa enquanto há geração de novos postos de trabalho e o governo local tem maior arrecadação com tributos.

Se mais impostos chegam aos cofres do Estado, é provável que isso seja devido à uma maior circulação de bens no país. No entanto, nesse cenário, ainda pode haver desemprego devido à alta tributação sobre as empresas, por exemplo.

Isso acontece devido à metodologia empregada em cada um dos índices, no caso da Pesquisa Industrial Anual, a pesquisa é amostral, enquanto indicadores como desemprego compreendem a totalidade das informações existentes.

O caso do Espírito Santo

Um dos exemplos dessa contradição entre os índices é o Espírito Santo em 2019. Enquanto a PIM caiu em 15,7%, a arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aumentou 1,3% e foram criados 1.300 empregos formais.

Outro fator crucial é que nem todas as atividades industriais são incluídas na pesquisa. Como critério, o IBGE escolheu apenas aqueles setores que, juntos, somam 80% do VTI. Por isso, a análise de outros fatores como emprego são imprecisos pela PIM.

Metodologia empregada na Pesquisa Industrial Mensal

A metodologia empregada na Pesquisa Industrial Mensal se baseia nos dados fornecidos pela PIA (Pesquisa Industrial Anual) – empresa. As etapas seguidas no processo de obtenção dos dados são:

  • Separar as atividades que correspondem a 80% do Valor de Transformação Industrial (VTI);
  • Identificar os produtos responsáveis por 80% do Valor Bruto de Produção Industrial;
  • Formar um conjunto desses produtos, denominado Lista de Produtos Selecionados (LPS);
  • Incluir as unidades locais de produção, que, juntas, correspondem a 70% do VTI;
  • Uso do peso de cada atividade para o cálculo dos índices.

O IBGE coleta os dados para análise por meio de um questionário. Esta pesquisa é feita por amostragem, e não por métodos probabilísticos. Sendo assim, não é possível fazer previsões para todo o setor industrial do país.

Em relação à divulgação, são divulgados mensalmente a Pesquisa Industrial Mensal a nível nacional e regional. Também são lançados os índices das Unidades Federativas que possuem participação de pelo menos 1% do VTI.

Histórico da Pesquisa Industrial Mensal

O PIM-PF é um índice que existe desde a década de 1970. Alguns dos anos importantes em relação às análises são:

  • 1975: primeira reformulação do sistema, em que passou a envolver 600 produtos, 2500 empresas informantes e ponderações do Censo de 1970;
  • 1978: índices divulgados de forma regional (Nordeste e Sul) e estadual (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais);
  • 1985: com a divulgação do Censo industrial, houve uma nova reformulação e divisão regional(Nordeste, Sul, PE, BA, MG, RJ, SP, PR, SC e RS);
  • 1998/1999: inclusão de Ceará e Espírito Santo nas pesquisas;
  • 2004: nova reformulação da Pesquisa Industrial Mensal, com a adoção das novas classificações de atividades e produtos (CNAE e ProdList);
  • 2014: nova atualização dos índices, trazendo como marco de referência o ano de 2010.

A implantação de uma nova versão da CNAE em 2012 implicou em uma ruptura da série de atividades de impressão e reprodução de gravações. Além da criação da série de manutenção e instalação de equipamentos.

Atualmente, o índice engloba todas as unidades federativas que participam de pelo menos 1% do VTI, no entanto, como é medido a curto prazo, pode sofrer mais alterações devido às mudanças no mercado como um todo.

A Pesquisa Industrial Mensal e a sua importância na sociedade

Há diversos indicadores econômicos importantes para analisar o desenvolvimento de um país, entre eles, está a Pesquisa Industrial Mensal, que representa o crescimento do setor industrial em determinado local no curto prazo.

Por fim, devemos levar em conta, no entanto, que a PIM não implica na melhora ou piora de outros indicadores como desemprego. Assim, pode ser considerado como um índice complementar, mas não o único para ver a situação das indústrias brasileiras.